St. James Barbearia – muito estilo em Rio Preto

A história de como marcamos a visita à St. James barbearia é engraçada: dei uma passada na Barbearia Retro pra acompanhar um amigo que estava fazendo sua barba lá e na saída eu encontrei com o proprietário da Retrô, Rogério, que estava conversando com o Beto, um dos sócios da St James. Mas a grande coincidência é que eu já ia procurar pelo Beto por que eu tinha um casamento em pouco mais de um mês na cidade da St. James e já seguia eles pelo instagram (@stjamesbarbershop). Bom, ali mesmos trocamos contatos e dali combinamos uma visita que foi muito bacana.

Fachada

História da Barbearia

A St. James, uma área de 250 m2, além do espaço do escritório, foi inaugurada em 18.06.15. Nasceu por que seus idealizadores sentiam que em sua cidade, São José do Rio Preto, havia uma grande carência em lugares voltados ao público masculino. Onde, além de não precisar dividir o local dos “seus cuidados” com mulheres, os homens teriam ter um lugar para se encontrar, falar sobre coisas do universo masculino,  enquanto podem tomar um dos mais de 50 rótulos de cerveja, ou mais de 10 uísques, ou apenas um café expresso assistindo esporte e ouvindo uma boa música. Ah, tem sinuca também! (risos)

IMG_2063

Os sócios são amigos desde o tempo de colégio: Alberto Ribeiro, o Beto do início do texto (médico) 28 anos, Henrique Petribu Faria 28 anos e Ricardo Lemos 32 anos (ambos advogados). Alberto é formado em medicina em Santos e especialista em Diagnóstico por imagem, mora e atua em SP (capital). Henrique é formado em SP (PUC) e hoje divide o tempo entre as duas bases de seu escritório, em São José do Rio Preto e São Paulo, atuando especialmente no ramo do Direito Empresarial. Ricardo é formado em SP (Mackenzie), com especialização em direito tributário, e hoje atua em seu escritório em São José do Rio Preto. A St. James foi o ponto que os aproximou ainda mais na construção de um sonho.

Reunião amigos

Decoração da Barbearia

A barbearia lembra um Pub, idealizada para ser aconchegante, capaz de receber grupos de amigos em busca de uma experiência diferenciada em barbearia. Sua decoração da barbearia contou com projeto com uma equipe de especialistas que os sócios têm orgulho de mencionar: Cristina Lemos (decoradora), MM Iluminação e Fernando Roma (arquiteto) e, claro, com muitos palpites dos sócios.

Cadeiras de barbeiro e sinucaMesa de sinuca  Sofa  Amigos sinuca

IMG_2109  IMG_2154  IMG_2159

loja de roupas

Suas cadeiras de barbeiro têm mais de 60 anos, mas foram restauradas para terem o visual de hoje. A busca sempre foi por um espaço elegante e, ao mesmo tempo, aconchegante. A fachada foi inspirada em alguns prédios europeus com os quais os sócios se depararam ao longo de suas viagens.

Cadeira completa    Cadeira Barbeiro Detalhe

 

O charme do barbearia é notada num ambiente clássico e sofisticado, onde os clientes sentem um tratamento requintado. A playlist está sob curadoria do produtor musical e Dj Paulinho Boghosian, com destaque para muito blues, jazz e rock n’roll.

 

Passo a Passo da Barba

O lugar é lindo, você pode ir apenas para curtir o Pub, jogar uma sinuca ou beber com amigos, mas vamos ao que mais interessa? Vamos falar da experiência de fazer a barba?!?! (risos)

Passo 1 – pentear para buscar as principais imperfeições

O primeiro passo, após conversar com o cliente e entendê-lo, é pentear totalmente a barba pra identificar o excesso dos fios pra fora.

IMG_2082  IMG_2103

Passo 2 – máquina para dar o dar o formato à barba

Após pentear, inicia-se o corte com a máquina pra dar o shape. O barbeiro Paulo Mauricio (@paulovezzi) utilizou uma técnica desenvolvida por ele para arredondar as bordas, dando um aspecto mais natural ao acabamento. O objetivo neste passo é respeitar o comprimento dos fios, tentando ao máximo, apenas limpar as pontas que saem do formato. No caso do bigode, deve-se respeitar o estilo da barba, garantindo a harmonia entre bigode, barba e formato do rosto.

IMG_2178

Passo 3 – limpeza do rosto e toalha quente

A cadeira é inclinada para que o cliente fique confortável e é utilizada uma toalha limpa na lapela da camisa para proteger e manter a higiene. Utilizo um shampoo neutro pra lavar o rosto e barba com um pouco de água, depois aplico um óleo ou creme pré barba, uso Suavecito e na maioria das vezes o da linha Lucky Tiger dando continuidade com a toalha quente com essência de erva doce ou eucalipto que alem de abrir os poros ajuda a deixar o cliente mais relaxado.

Paulo vezzi e toalha quente

Passo 4 – Lâmina de barbear

Antes de passar a lâmina, é utilizado um sabão para barbear, aplicado com pincel na área onde o barbeiro irá passar a lâmina. O estudo do rosto aqui é fundamental, para deixar as linhas da bochechas o mais natural possível, facilitando a manutenção que o cliente fará em casa, caso não consiga ir à barbearia com frequência alta.

IMG_2204

Passo 5 – Limpeza e cicatrização

Após passar a lâmina,  retira-se o excesso de espuma e pelos e é usado um pós barba a base de cravo e canela, que auxilia na cicatrização e fechamento dos poros, combinado com a toalha gelada para melhor efeito, pois a toalha gelada também ajuda no fechamento dos poros.

IMG_2216

Passo 6 – Busca por imperfeições

Com o secador morno e com vento médio, a barba é seca, com isto a barba está pronta para ser revisada na busca por fios que aparecem como excedentes na escovação e são retirados com a máquina de barbear.

IMG_2221

Passo 7 – Finalização

A barba é finalizada com talco que tem função anti bactericida e o pescoço e as áreas barbeadas são limpos. Adicionalmente, aplica-se um balm e, no bigode, uma cera modeladora. Como eu também cortei o cabelo, ganhei uma lavagem com um shampoo de cerveja e também um penteado bacana, me deixando praticamente pronto para o casório de meu amigo.

foto barbeiro maquina 2

Visitem também esta barbearia e me contem o que acharam, combinado?

Grande abraço,

Daniel
Informações e contato:

St. James Barbearia

Endereço: Benedito Rodrigues Lisboa, 2228 – São José do Rio Prêto, SP
Telefone: (17) 3363-5741
Preços:
Cabelo: 65,00
Barba: 40,00
Cabelo + barba: 95,00
Corte infantil: 55,00
Kit 4 barbas: 140,00
Dia do noivo: 750,00

 

You may also like...

2 Responses

  1. Adriano disse:

    Muito bom!

  2. Antony disse:

    Lugar show!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *