Método DeRose, um dos caminhos escolhidos pelo Barbudo

Vocês sabem que eu levo uma vida bem agitada, trabalho muitas horas, entro e saio de reuniões diariamente e também viajo muito. Além do trabalho, vocês também sabem que meus dias começam cedo por causa do Crossfit e que os finais de semana são dedicados não apenas ao nosso blog, mas também às famílias, aos amigos e a viagens curtas.

Bom, daí alguém pode perguntar “por que diabos” eu inventaria de fazer mais alguma coisa, certo?

Minha curiosidade sobre o Método DeRose começou por causa da minha falta de mobilidade no Crossfit, algo que não é fácil para mim e certamente implica negativamente na realização de alguns movimentos. Comecei a ler a respeito do Método DeRose por que acreditei que sua proposta poderia ser legal para mim e entendi que o aumento de mobilidade/alongamento poderia ser apenas um dos ganhos, ganharia também no controle da respiração, além de aumentar concentração, parecia mágica (risos). Ou seja além de mobilidade, parecia a chave para equilibrar a correria que comentei acima.

metodo-derose

Pois quem procura acha: pouco tempo depois. descobri que uma colega de Crossfit, Larissa Luna (@larissaluna), era instrutora do Método DeRose . Conversador que sou, cheguei nela com várias perguntas e ela me convidou para experimentar e aqui estou escrevendo este texto após 5 aulas.

Como são as aulas de iniciante do Método DeRose ?

As aulas sempre começam com técnicas de respiração, onde realizo as seguintes práticas:
– Reeducação Respiratória (abdominal e completa);
– Fases da respiração e ritmada;
– Exploração e ampliação da capacidade pulmonar.
É estranha a sensação do quão mais leve eu me sinto após essa prática, uma sensação muito boa mesmo.

Logo na sequência, realizamos umas técnicas de purificação orgânica:
– Massageamento e purificação dos órgãos abdominais (são uns movimentos com a barriga, aparentemente – -engraçados, que ainda estou aprendendo a realizar);
– Limpeza dos globos oculares e treinamento para ampliar a visão;
– Limpeza das narinas, do seio maxilar e dos pulmões.
O objetivo dessas técnicas é melhorar o funcionamento dos órgãos trabalhados.

Depois iniciamos a parte de técnicas corporais, essa parte vocês já devem ter visto em fotos, mas na prática garanto que é bem diferente:
– Alongamento, fortalecimento e definição muscular (estou impressionado com o alongamento que ganhei em tão pouco tempo e na força que preciso usar em alguns movimentos que pareciam ser muito simples!!!);
– Flexibilidade e resistência articular (novamente, minha mobilidade está melhorando, um movimento do Crossfit chamado pistol está bem menos pior) ;
– Consciência corporal (certamente isso vai ser um ganho, mesmo considerando todas as minhas outras atividades físicas);
Por fim, a aula sempre acaba com técnicas de descontração, onde deitados, os alunos são guiados pelo instrutor para uma profunda descontração muscular com o objetivo de revitalização e administração do stress. Essa parte é uma delícia e faz todo sentido no final da aula, parece que conecta todas as partes da aula te deixando pronto pra começar o dia.

Minha idéia é praticar nesses meses iniciais 1 vez por semana, além de ir aos eventos do Método DeRose para entender cada vez mais. Gostei também das pessoas que estou conhecendo por lá, sempre com uma energia muito boa. Tudo está contando a favor para que eu continue 😉

Daqui a um mês contarei mais sobre minha evolução, combinado? Vocês já praticam? Compartilhem comigo sobre sua experiência também!

Até lá, sugiro que mandem qualquer dúvida também para a instrutora Larissa Luna: larissa.luna@metododerose.org

E comecem a fuçar o insta do Método DeRose através do @derosejardins

Grande abraço,

Daniel

 

You may also like...

4 Responses

  1. DeRose disse:

    Fiquei muito feliz, meu amigo, com as suas impressões positivas do Método DeRose. Aguardo o momento de lhe dar um abraço de urso.

  2. Helton disse:

    Método DeRose é barba, cabelo e bigode.

  3. Profissão maravilhosa é a de empreendedor do DeRose Method!!!!
    Nada melhor que amar o que você faz, nada melhor que deixar a casa em ordem, no caso, a casa é o nosso corpo, hehehe!

    <3

    Um Abraço Daniel, espero que você continue, vai descobrir maravilhas com as práticas e a convivência!

  4. Marvel disse:

    Pratico o Método DeRose na unidade Vila Madalena – São Paulo Capital tem 6 meses e compartilho dos mesmos sentimentos de satisfação. O benefício que destaco é o aumento gradativo do controle emocional que em aula é exercitado pelo controle da respiração + solicitação da permanência + força concentrada. É incrível como um simples exercício físico com essa combinação se torna uma “academia mental”. Traz expansão da auto consciência, do ponto de fadiga e por consequência melhora a capacidade de gestão emocional que no meu caso já está trazendo melhoras em outras áreas da vida. Recomendo! Quem não conhece o Método DeRose tem que experimentar. Digo que talvez não seja pra todos, mas sou grato que esteja sendo pra mim. Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *