Café com Manteiga, um pouco da dieta do barbudo

Tenho recebido muitas perguntas sobre a minha dieta e a curiosidade maior é sobre o café com manteiga e óleo de coco, conhecido como bulletproof coffee.
Para matar essa curiosidade, convidei o meu nutricionista, Leopoldo Leão, para falar um pouco deste café. Este é o primeiro texto dele para nosso blog, mas esperamos que este seja apenas o começo de uma parceria com esse profissional diferenciado que tornou-se um amigo.

Bulletproof Coffee (autor Leopoldo Leão, exclusivo para o @blogdabarba)

Breve história do café (chegando ao café “anabolizado”)

O café apareceu pela primeira vez na Etiópia aproximadamente em 1000 D.C., mas foi difundido apenas no século XIV, na Arábia, onde era usado como ativo terapêutico e em cultos religiosos. Na Europa, no século XVIII, começou a ser consumido adoçado ou com leite. Mais recentemente, em 2009, inventado pelo americano David Asprey, o café foi “anabolizado” com a combinação abaixo, que ganhou o apelido de “bulletproof coffee”:

Café (estimulante) + manteiga (gordura saturada) + óleo de coco (TCM-triglicerídio cadeia média)

café com manteiga

Foto do Instagram do @blogdabarba

O inventor acredita que essa combinação melhora a performance cognitiva (raciocínio) e auxilia na perda de peso, mas calma que não é tão simples assim. A combinação cafeína (sensacional), gordura saturada (sensacional) e TCM (sem evidência suficiente) pode ser interessante, mas não sob a premissa de ser o único caminho para melhorar o raciocínio e a queima de gordura. Estes resultados não dependem exclusivamente do “bulletproof coffee”, podendo ser alcançados através de uma dieta cetogênica (ZERO carboidratos). Assim, se o seu objetivo é apenas de emagrecer e ter foco, e você não suporta a idéia da combinação esquisita de café com óleo boiando, este café turbinado talvez não seja para você .

Recomendo essa abordagem na dieta para pouquíssimas pessoas e independente do tamanho e qualidade de sua barba. Dietas restritas normalmente NÃO funcionam, pois o pós-dieta costuma piorar o quadro anterior a ela. Com o Daniel tem funcionado por que ele segue muito bem a dieta. As “escapadas” que ele compartilha com vocês, indo a um ou outro restaurante, são exceções e são saudáveis, importantes para uma vida equilibrada.

E por que esse café é tão “potente”?

Essa “potência” é resultante da combinação dos componentes já mencionados, nos oferecendo uma ação sinérgica, ou seja, vários componentes trabalhando para a mesma finalidade. Neste caso, a sinergia causa um efeito estimulante e duradouro no Sistema Nervoso Central. Isso pode ser bacana para quem procura melhorar sua energia durante a rotina de treinos e para “segurar” um pouco o cansaço no dia que seu chefe sentou no prego (risos).

Quer testar? Seguem algumas dicas

Se você quiser testar o café com gordura recomendo o seguinte: antes do treino (de preferência antes das 16hs, como um pré-treino) 200ml de café coado ou expresso + uma colher de sopa cheia de manteiga sem sal. Sim, apenas para testar, sugeri sem o óleo de coco, a não ser que você goste de pagar R$40 em um produto que vale R$5 e sem evidência científica. Bom, se isso não é um problema para você e deseja provar a receita completa, daí então use uma colher de sopa de Manteiga e uma colher de sopa de óleo de coco.
Caso você queira colocar sua barba sob prova, recomendo uma invenção da pessoa que vos fala (pensei em chamar de “café do capeta”, mas aceito sugestões): 250ml de café coado + 2 colheres de sopa de manteiga sem sal + 1 colher de sopa de pó de canela + 1 colher de café de pimenta malagueta moída + 1 colher de café de guaraná ou catuaba em pó. Por incrível que pareça o gosto é horrível (risos), mas funciona para a proposta. Experimente antes do treino e divirta-se.

Sobre o autor: Leopoldo Leão é nutricionista especialista em Metabologia e Endocrinologia do Esporte pela BYU e ULV – USA, e Nutricionista Esportivo pela UGF – SP. Trabalha para o Comitê Para-olímpico Brasileiro. Atuou com mais de 50 atletas de MMA, sendo 23 no UFC
Consultor de diversas modalidades esportivas (Crossfit, Judô, Thriatlon, Maratona, Atletismo, etc).

Contatos do Leopoldo:

Rua Guarará, 529, conjunto 26 – Jardim Paulista – São Paulo – SP
Telefone: (11) 98181-3269
Instagram: @leopoldoleao

Gostaram? Vocês querem que eu conte mais sobre a minha dieta que é focada numa rotina longa de trabalho e que, ainda assim, não abre mão do crossfit? Mandem suas perguntas!

Grande abraço,

Daniel

 

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *