Barbearia Brooklyn, aconchegante e tradicional

Eu já tinha escutado algumas pessoas comentando bem da Barbearia Brooklyn, e o comentário que chamou mais atenção foi: “É uma barbearia pequena, nova, mas com jeito e clima de barbearia tradicional”. E vou contar pra vocês por que concordei e devo recomendar que também visitem este lugar.

A barbearia foi fundada por Rinaldo em 12/05/2014, há quase 2 anos. E, com 10 anos de experiência, Rinaldo já sabia que tipo de barbearia queria pra ele, só faltava encontrar o local perfeito. No coração do Brooklyn ele encontrou um espaço de cerca de 30 metros quadrados que vem dando muito certo, onde ele já chegou a atender 55 clientes em 3 barbeiros. Ah! Não só o lugar foi um achado, o nome também. Até hoje ele acha engraçado que um nome tão óbvio como “Barbearia Brooklyn” estava esperando por ele.

A experiência que vivi na Barbearia Brooklyn foi fazer a barba, entendendo todo o processo padronizado por seus barbeiros e ao som de uma radio online francesa especializada em Rockabilly, Hits 60’s, Blues, Country e Rock’n’Roll.

Vamos às nossas impressões, vamos?

_DSC8132

_DSC8362

A barbearia é bem aconchegante por que é autêntica, nada é forçado. Tudo está lá por uma razão, não tem essa de enfeites aleatórios espalhados por seus cantos. Os azulejos na parede, por exemplo, são os mesmos modelos encontrados nos metrôs de Nova Iorque, e por isso conhecidos como “subway tiles”. Todas essas características remeteram-me à primeira barbearia que visitei no Canada, em Toronto, pouco antes da criação do @blogdabarba. O Rinaldo é apaixonado por motos antigas e a barbearia apresenta vários itens colecionáveis, mas sem exagero, tudo lá tem uma função, da caixa registradora ao rádio que enche o lugar com música boa.

Decoração do lugar

_DSC8234

_DSC8153

_DSC8189

_DSC8144

O local é muito iluminado, além de tem uma janela bem grande em sua entrada, seu azulejo branco, suas paredes e sua iluminação tornam o lugar bem claro. O piso é de madeira, novamente, MADEIRA! Ele cogitou em pintar de xadrez, mas Rinaldo seguiu seus instintos, e não é que o piso faz toda a diferença e deixou o lugar ainda mais acolhedor?

As bancadas dos barbeiros são organizadas e não esbanjam luxo, mas praticidade e limpeza. Aliás, eles não fazem questão de luxo, a não ser nas cadeiras, que são pomposas e cheias de detalhes. Durante a espera, você se acomoda confortavelmente em poltronas antigas de cinema. O resultado da decoração da barbearia vai te dar a impressão de estar numa barbearia com mais de 30 anos, só que com barbeiros mais jovens (risos).

A barba: a hora da verdade

A minha barba foi feita pelo Mestre Cardoso (instagram @barbeirocardoso), um barbeiro especial por ter mais de 7 anos de experiência e já ter trabalhado com isso, inclusive, em outros países.

_DSC8124

Conversamos bastante, o cara é bom de papo, super humilde e faz questão de entender o cliente. Aliás, conversando com o Cardoso e com os sócios da barbearia, entendi que os outros barbeiros também estão treinados para qualquer tipo de barba e cabelo, mas vamos falar da experiência que tive com o Cardoso. Vou organizar a experiência em 4 passos, combinado?

Passo 1 – escova de sapateiro para alinhar a barba e encontrar imperfeições

Depois de entender o que eu queria com a minha barba, o Cardoso começou escovando a minha barba com uma escova de sapateiro para entender o formato real da minha barba e buscar falhas. Ele disse que antigamente alguns barbeiros portugueses usavam também escovas de limpar chapéu.

_DSC8125

_DSC8137

Passo 2 – máquina de acabamento para desenhar a barba

Depois de escovar, ele retirou as imperfeições com uma máquina, garantindo também o contorno da barba. Lembram que eu tenho deixado o queixo quadrado? O @barbeirocardoso concordou que fica legal para o meu formato de rosto.

_DSC8152

Passo 3 – produtos para preparar a pele

Para preparar a pele, Cardoso aplica um óleo mineral com a fragrância feita especialmente para a barbearia Brooklin. E os cuidados não param por aí: após o balm é a aplicado Aleo e também uma espuma de barbear quente que é retirada diretamente de uma máquina própria para barbearias, sem a necessidade do pincel. Essa maquininha charmosa, muito utilizada nas melhores barbearias pelo mundo afora, faz a mistura e aquecimento da espuma. Por último, é colocada uma toalha quente sob o rosto que, como já vimos em outros posts, ajuda à abrir os poros. Eles tomam todo o cuidado para garantir que a mesma cobre toda a região a ser barbeada.

_DSC8244

Passo 4 – toalha quente e navalha

A hora da toalha quente chegou e eu adoro este momento, sou capaz de dormir em 1 minuto desse jeito. Eles usam uma fragrância própria a base de eucalipto, um aroma bem bacana e que ajuda a relaxar. Na sequência da toalha ele dá a primeira passada da navalha, a favor do pelo.
Cuidadosamente, Cardoso passa mais uma vez o óleo mineral e aplica segunda toalha.
Neste momento ele deu uma aula de como aplicar a toalha, fazendo um “c” invertido com a mão para pressionar a toalha, aumentando a área de pressão e ajudando a abrir todos os poros. Feito isto, ele passou a lâmina novamente, mas no sentido contrário. Como a navalha nesse sentido tende a agredir a pele, isso somente é feito agora , com a pele já mais relaxada depois do óleo mineral, da espuma, e das duas toalhas quentes. Em casos de clientes com pele mais sensível, eles indicam as duas passagens a favor do pelo.
Barba quase pronta. O Cardoso finaliza com a tesoura pequenas imperfeições e pronto!
Para finalizar, um truque: ele passa a famosa Minancora – quem não lembra dela? (rs). Após a aplicação da pomada que ajudar fechar os poros e cicatrizar a pele,  é usado o massageador facial Oster. Completamente relaxado depois de tantos cuidados faltava apenas um toque: a aplicação de uma loção pós barba, sempre abanando a toalha para diminuir a sensação de ardor.
_DSC8254

_DSC8259

_DSC8277

 

_DSC8281

_DSC8295

_DSC8393

_DSC8397

Espero que tenham gostado e conseguido imaginar a experiência a partir deste texto.

Por favor, comentem! Indiquem novas barbearias!

Grande abraço,

Equipe @blogdabarba

Fotografias: Mariana Saliby – www.marianasaliby.com 

Informações sobre a barbearia:
Facebook: Barberia Brooklyn
Instagram: barbeariabrooklyn
Telefone: (11) 2594-5569
Endereço: Av. Padre Antonio José dos Santos, 1259, Brooklyn, São Paulo

You may also like...

6 Responses

  1. Régio Silva disse:

    Recomendo, realmente é um lugar maravilhoso e acolhedor, com uma equipe fantastica, vale apena conferir, nao vão se arrepender.

  2. Heriton disse:

    Matéria show de bola mais gostaria de saber como ele esquenta a toalha

  3. Wellington Coutinho Fernandes disse:

    Sou barbeiro também a 15 anos fasso barba com desenhos tenho um barbearia W V aqui em Diadema gostei do seu trabalho muito bom união dos barbeiros

  4. Miguel disse:

    @donzanardo # donzanardo

  5. Vitor disse:

    O Barbeiro teve a mesma experiência do barbeiro da Cartola? 7 anos e fora do país?

  6. Carlos Wavel disse:

    Eu estava procurando um lugar relativamente perto de casa pra fazer barba e cortar cabelo e achei essa sua dica. Vim testar e estou esperando minha vez chegar. Se eu puder completar com mais algumas informações, é bom saber que a barbearia fecha às 15:00 no sábado (era bem nessa hora e nesse dia que eu vinha) e que eles só aceitam dinheiro.
    Muito obrigado pela dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *