6 Dicas para deixar a barba crescer

Recebemos muitas perguntas sobre o processo de deixar a barba crescer e suas dificuldades. Por isso, criamos um post bastante objetivo com dicas para ajudar a resolver alguns dos problemas encontrados. Vamos lá!

1 – Tenha paciência

Desde o início, não se trata apenas de cultivar a barba, mas também a paciência. A razão para isso é simples: a barba não vai começar do jeito que você gostaria, há falhas, nem todos os pelos crescem no mesmo ritmo e, por mais que você ache que sua barba cresce muito rápido, acredite, isso não é verdade (risos), principalmente se você quiser uma barba grande.

2 – A barba pode coçar no início

Calma, isso acontece com muita gente, inclusive comigo. Mas depois de uns 20 dias isso fica para trás. A dica é iniciar o hábito de lavar a barba com um shampoo adequado, para isso, dêem uma olhada nos artigos deste blog onde falo dos produtos que eu testei. O balm também pode ajudar!

3 – Procure um especialista

Isso mesmo, transfira um pouco da responsabilidade e o faça já no início, após uma semana. Ao conversar com um barbeiro experiente você vai entender que a barba precisará de vários ajustes até ficar do jeito que imagina. Nessa primeira ida ao barbeiro você vai entender por que essa onda de barbearias está tão forte, vai gostar muito da experiência e sua barba vai ganhar um desenho que você NUNCA conseguiria fazer sozinho, sério mesmo, você não conseguiria.

4 – Não coce a barba

É muito difícil controlar essa mania, concordo, mas tente. Isso é importante por que ao passar as mãos você contribui para que a barba fique ressecada e suja.

5 – Use apenas pentes de madeira

O pente de madeira consegue ajudar pentear qualquer barba, sem o efeito da estática provocado por pentes de plástico. Em outras palavras, os pentes de plástico podem bagunçar mais do que ajudar, deixando a barba toda “armada”.

6 – Use produtos adequados

Shampoo de barba – além de limpar e perfumar, tem a função de hidratar, respeitando o Ph do seu rosto, algo que não é objetivo do shampoo comum. Utilizo diariamente.
Balm de barba – sua função principal é hidratar a pele, sendo um bom hidratante também para a sua barba. É muito usado como pós barba e ajuda no combate à coceira inicial, comentada acima. Eu uso como pós barba quase diariamente.
Óleo para barba – sua principal função é hidratar e é indispensável para barbas grandes, pois os pelos começam a ficar ressecados justamente nas pontas. Assim, os óleos ajudam muito para que você tenha uma barba mais macia. Eu uso diariamente 2-3 gotas, para barbas menores utilize uma quantidade menor.
Cera para bigode – criada para modelar o bigode, pode ser usada também para organizar alguns trechos da barba. Eu uso aos finais de semana.

Todos os posts de análise de produtos para barba podem ser vistos AQUI.

 

Espero que esse resumo ajude. Para maiores detalhes, todos os assuntos dessas dicas já foram discutidos algumas vezes nos outros textos deste blog, confira!

Um abraço,
Daniel

 

You may also like...

46 Responses

  1. oscar disse:

    achei otima as dicas ,, valeu

  2. Daniel disse:

    Bom dia galera barbuda;

    Ótimo post! Me fez lembrar do início, quando minha barba ainda era bem ralinha.
    Hoje só tenho que ter paciência com as zoeiras, mas a gente tira de letra. Ah! E paciência com as perguntas… Elas não param!
    Me impressiona a alavancada que esse setor deu. No inicio do ano eu não achava com facilidades produtos específicos, agora recebo diversas propagandas de novos produtos entrando no mercado.
    E minha dúvida está aí:
    Apesar de várias marcas, tenho dificuldade pra encontrar algo referente a CONDICIONADOR PRA BARBA.
    Recentemente visitei uma barbearia aqui em campinas e eles me ofereceram uma marca ainda desconhecida por mim (não me lembro qual era), só lembro que era azul. kkkk
    Fiquei receoso em comprar e ser o mesmo que usado pra cabelo, provocar caspa na minha barba, e se condicionador pra barba é realmente necessário ou não usar.
    Vocês podem me ajudar com essa dúvida?

    Um abraço

    • Rafael disse:

      Olá Daniel, bom dia! Tudo bem?!

      Me permita jogar aqui minha opinião sobre seu questionamento: Todo produto deve, preferencialmente, resolver um problema. Com isso em mente, lhe pergunto: qual o problema que você espera que um “condicionador para barba” resolva?

      Na minha experiência, um bom condicionador tem a finalidade de hidratar e amaciar os fios — Na BARBA BRAVA, durante o desenvolvimento dos nossos produtos, identificamos que esse seria um papel para o nosso óleo para barba (http://www.barbabrava.com.br/collections/oleo-para-barba).

      Eu adoraria extender esta conversa por email com você, pra conhecer um pouco mais sobre sua necessidade. Se tiver um tempo, nos dê um toque: http://www.barbabrava.com.br/pages/contato

      Abraço!

  3. Giovanni disse:

    Eu nao acho um emprego por conta da Barba :'( ai MDS viu

    • blogdabarba blogdabarba disse:

      Muito triste isso, Giovanni. Temos um post sobre preconceito com barba, de uma olhada.

      • Danilo Santos disse:

        a minha já tava ficando top tirei por que n achava emprego que aceitasse, pior que usar barba ta virando modinha e ainda sofre esse preconceito todo.

  4. Lucas disse:

    Olá Daniel, ótimo post, curti muito e me tirou algumas dúvidas, mais a minha barba eh muito ralinha, e pelo que pude perceber, eh por causa que meu pelos são muito distantes um do outro, fazendo a barba ficar muito rala. Como eu posso melhorar esse problema? Minha mãe me disse pra comprar um tal de minoxidil, que estimula o crescimento dos pelos. Vc conhece o produto, se sim vale a pena? Vlw cada e parabéns pelo blog. Abraço

    • italo disse:

      Tava aqui lendo os comentários e achei esse seu. Amigo, o minoxidil resolve sim. Mais tem de ter paciência, estou passando a 3meses e já vi resultados. O negócio e passar 3 vezes ao dia. Adequadamente.

  5. Rafael Cacote disse:

    Excelentes dicas! Gostei

  6. Aran disse:

    Daniel e Blogdabarba,

    Gostaria de saber se existe algo que posso fazer pra minha barba crescer decentemente rsrs. Na região do bigode e cavanhaque cresce bem, mas na costeleta é um desastre. Sabem como me ajudar?

  7. Claudio disse:

    E pra quem tem a barba falhada o que fazer ??

  8. Odair disse:

    Gostaria de algumas dicas de produtos, loções para preencher falhas na barba.

  9. Ronaldo Santos disse:

    Deixo barba, já faz alguns anos, mas resolvi cuidar dela do final do ano pra cá, tenho ido aos barbeiros e usado produtos.

    Usei o shampoo da BARBA BRAVA brava, e senti que minha barba ressecou um pouco, não sei se foi porque usei por pouco tempo. Então comprei um shampoo Johnson’s Baby, e tenho me dado bem com ele. Quanto ao óleo, também usei o da BARBA BRAVA, e, não sei se usei errado, mas apareceram espinhas no meu rosto, então comprei um SILICONE CONCENTRADO NIELY GOLD NUTRIÇÃO PODEROSA. e também estou gostando por enquanto.

    Você acham ruim o uso desses produtos para o cabelo sendo usados na barba?

    Ah curti a dica do pente de madeira.

    • blogdabarba blogdabarba disse:

      Oi Ronaldo, como vai?? Tem várias pessoas que usam produtos de cabelo na barba e acham que dá um resultado melhor. É uma questão de gosto, na verdade…tem que qual produto vc mais se acostuma. O óleo, e para passar umas três gotinhas só, e só na barba. As espinhas devem ter surgido do contato do óleo com a pele do rosto.ah, e as gotas dependem do tamanho da sua barba…espero ter ajudado! Abraço!

  10. Brady Montana disse:

    Olá Barbudos!
    Tenho um quastionamento a fazer. Sou alemão, cabelo loiro e olhos claros, no entanto, minha barba é totalmente negra e grossa devido a variabilidade genética e não pelo fato de eu pinta-la, como a maioria das pessoas acham.
    Mas minha preocupação maior direciona-se ao fato de ela ainda não ter fechado por completo, apesar de eu estar chegando aos vinte e cinco anos e ainda acompanhar seu crecimento progressivo.
    Concluindo. Existe algum produto de estimule o crescimente da barba, para q ao menos fique bem fechada? E quanto a coloração não compatível com a minha cor, alguma solução?
    Agradeço desde já.

  11. Carlos Eduardo disse:

    Boa Noite. Conheci recentemente seu Blog e antes de mais nada quero parabeniza-lo. Navegando pelo Blog me deparei com essa materia e achei a mais pertinente para saber se você possui alguma opinião formada sobre este produto que diz que ajuda barba crescer. Segue o link – http://www.fmiligrama.com.br/produto/1725-locao-para-barba-com-fatores-de-crescimento–minoxidil-5/303429

    • blogdabarba blogdabarba disse:

      Oi Carlos, tudo bom? Eu nunca usei o produto, mas tenho amigos que usaram e notaram que funcionou. Claro que não é mágica, mas me disseram que os pelos cresceram mais fortes e em maior quantidade. De qualquer forma, sempre recomendo que procure um dermatologista, pois esse produto é um medicamento, e deve ser utilizado apenas com receita, ok!? Abraço e obrigado por seguir a gente!

  12. erick silva disse:

    minha barba e pouca, alem disso ela cresce mais na parte do meu pescoço..as costeletas devo mandar fazer fina ou quadrada para ter elas completa com a baraba

  13. renan disse:

    ah minha barba e mt rala e quaze nn aparece mais sei q tenho mais da pra ver so de perto oq faco pra ela ficar grande e da pra ver de longe

  14. minha barba e mt rala e nn da pra ver mt so de perto oq faco para crescer e fica preta pra dar pra ver ate de longe?

  15. Victor disse:

    Oi, gostei das dicas principalmente dos produtos, porque eu já tenho barba só que não posso deixa lá muito grande por conta de uma falha q tenho nela .
    Vocês tem alguma dica para acabar com as falhas da barba ?
    Obg

  16. Neto disse:

    A minha barba é completa de pelos, mais são tão finos q é dificio ver. O que posso fazer para engrossar os pelos?

  17. Marcos disse:

    Olá meu velho.
    Cara minha barba começou a crescer quando eu tinha 15 anos, bigode e cavanhaque. Aos 18 ja tava bem grossa e só agora com 19 começou a sair um pelos bem finos na região da bochecha eles estão nascendo bem ralos. Devo me preocupar? ou eles vão se fechar totalmente com o tempo?
    Lembrando que venho de uma família de barbudos… e toco guitarra barna é indispensável.

  18. Anderson disse:

    Brother sempre tive duvida pra deixar uma barba estilo a sua ou a chamada Old Dutch quanto ao tempo, e a necessidade ou não de aparar e em qual frequência? Se puder me ajudar. Parabens pelo blog. Top mesmo. Organizado, boa diagramação, mecanismo de pesquisa, sem muitas cores que cansam a vista etc. Pra mim esse blog e Manual do Homem Moderno são tops

  19. Felipe Ramos disse:

    Bom amigos, gosto de ficar de barba porém tenho muitas falhas, já passei pomadas, alhos o caralho a 4 mas não resolve, alguém pode me ajudar? Se sim me chamem no insta @felipe_rcs

  20. anderson disse:

    Olha td bem.eu.queria algumas dicas pra mim e homens iguais a min q querem ter uma barba legal mas tem a barba falhada q dicas poderia me dar pra minha barba vir mais serrada.?

  21. Bruno disse:

    Que interessante isso!!!

  22. Evandro Romão disse:

    a minha esta quase do jeito que quero só falta fechar mais entre a boca e o queixo, e realmente a ida ao barbeiro é essencial para o reparo.

  23. Felipe Avelino disse:

    Gostaria de dicas de barbearias no rio de janeiro, Niteroi e redondezas!

    • blogdabarba disse:

      Felipe, estamos planejando! Em breve novidades..

  24. Arthur Alves disse:

    Boas as dicas, mas o que fazer quando se já tem 21 anos de idade, e nada de começar a crescer cabelo pelo lado dos rostos? Algo que eu deva fazer?

  25. Vagner disse:

    Ótimas dica fico muito agradecido

  26. Anderson disse:

    Eu tenho várias falhas na minha barba tem algum produto que ajude a crescer?

    • blogdabarba blogdabarba disse:

      Fala Anderson,

      O ideal é procurar um dermatologista! Existe o Minoxidil que ajuda muito no crescimento, mas deve ter acompanhamento médico na aplicação!!

      Abraço

  27. Flábio Lira disse:

    Olá, minha barba só cresce no cavanhaque e bigode as laterais não estão crescendo, isso é normal?

    • blogdabarba blogdabarba disse:

      Oi Flábio, tudo bom? Seguinte, os barbeiros nos ensinaram que os pelos da barba não cresce na mesma velocidade. Assim, para você saber se tem ou não uma barba fechada, eles indicam que deixe crescer uns três meses. Depois disso, se as falhas continuarem você deve pensar se quer partir para uma solução mais radical. Espero ter ajudo! Abraço!

  28. Tiago castro disse:

    Alguem aqui já usou minoxidil?

  29. Rafael disse:

    Tem algum produto para passar no rosto e corrigi as falhas ???

  30. Junior disse:

    Gostei muito das dicas estou deixando a minha ficar grande vlw

  31. Luan Felipe disse:

    Fala barbudo!
    Estou deixando minha barba crescer, o barbeiro já deu o desenho ideal, lavo diariamente com shampoo de barba, e uso o balm para a hidratação…
    Comprei um pente de madeira para tentar fazer os fios crescerem mais retos, compactados e lisos, mas não estou conseguindo esse efeito como da sua barba… os fios estão com mais ou menos 1,5cm , oque me sugere fazer?
    Grande abraço e desde já agradeço a força!

  32. Dicas essenciais para nossos barbeiros e clientes.

  33. Gabriel Augusto disse:

    Oi, gostaria de saber com quantos anos de idade sua barba começou a ficar com um padrão lenhador? ou ela já cresceu com esse padrão?

  34. Pedro disse:

    Não vejo problema com preconceito de barba…!!! E sim de competência mesmo…!!

  35. David disse:

    Ótimas dicas aminha já tem uns 20 dias. Mas os lados demorao muito de crescer ? Aminha cresceu poucos pelos

  36. Gustavo disse:

    Li o post e está excelente, muito bom!
    Gostaria de saber se esses produtos valem a pena Produtos para Barba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *