Barbearia Máfia da Navalha: espaçosa, moderna e acolhedora

No dia 28 de Novembro de 2015 fizemos a nossa primeira visita a uma barbearia fora de São Paulo, digo, reunindo a equipe inteira do @blogdabarba.
Moro na capital de São Paulo e gosto muito daqui, mas toda vez que visito uma cidade vizinha eu tomo um susto com os grandes espaços das casas, pracinhas, shoppings, estabelecimentos comerciais e larguras das ruas. E a barbearia Máfia da Navalha, situada em Campinas, a 100km de minha residência, não fugiu à essa regra: sensação de espaçosa e ao mesmo tempo acolhedora, algo comum quando tenho meus finais de semana fora de Sampa.

_DSC0618

A barbearia fica na famosa Av. Dr. Moraes Sales, próxima de outra importante avenida da Cidade, a Norte-Sul. Ou seja, os caras acertaram no local, pois todo mundo da cidade conhece essa vizinhança. Outra preocupação deles foi ter acesso a cadeirantes, além de estacionamento próprio com direito a 11 vagas (sendo uma delas específica para cadeirante).

Decoração da Barbearia

Ao entrar na barbearia, o barbudo aqui acostumado com barbearias de cidades como São Paulo, Toronto e NY tomou um susto, muito espaçosa (400 metros quadrados) e  com um pé direito gigante. E seu espaço não foi amontoado por cadeiras de barbeiros, eles fizeram questão de deixar um espaço vazio para que as pessoas pudessem circular, para que ficassem a vontade para tomar uma cerveja em sua mesa (sim, há uma área dentro da barbearia com várias mesas de boteco), ou caminhar da mesa de bilhar para o bar. Enfim, espaço não falta e os sócios da barbearia se orgulham disso.

_DSC0629

A decoração da barbearia nos convida para os anos 70, com piso xadrez, uma mesa de sinuca semi-profissional e desenhos de pin-ups vestidas com roupas da época.

Talvez a roupa dos barbeiros também chame a sua atenção, pois todos, TODOS, estavam impecáveis com suspensórios e boinas, luvas e cabelos bem feitos.

_DSC0620

Ah! Não podemos deixar de falar da choppeira, pois um dos cantos que mais recebe atenção é o bar! Lembram das mesas de boteco espalhadas na barbearia? Pois tem bastante gente que vai só pra tomar a cerveja de lá, que é fornecida com exclusividade para eles.

_DSC0624  _DSC0807_DSC0800

Muito legal né? E você pode ver tudo pelo Google Maps! Sim, a Máfia da Navalha é a primeira barbearia brasileira a possuir imagem interna no google maps, sendo possível passear pelo espaço e ter uma visão 360 graus de como é a decoração do lugar, confira:

Sobre a formação da equipe de Barbeiros

Esta equipe aqui foi formada de uma maneira diferente e isso merece destaque! O Gerson, sócio da barbearia, nos contou que ele poderia ter buscado barbeiros nas barbearias já nos holofotes da mídia, de bairros próximos à Máfia da Navalha, mas optou por um caminho diferente: ele procurou por barbeiros em bairros distantes, na periferia ou até mesmo em cidades vizinhas (como Jundiaí). Dessa forma ele afirmou ter montado um time dos sonhos, com os melhores barbeiros de bairros distantes e os motivado para embarcar neste time. Antes de abrir a barbearia, sua equipe de barbeiros passou 25 dias se conhecendo, num workshop onde cada um ensinou um pouco de suas especialidades para os demais. Ao final desse período a equipe tratava-se como família e, acredite, escutei isso dos próprios barbeiros que demonstraram orgulho de fazer parte deste projeto:  Gustavo, Claudia, Vanderlei, Rogerinho,  Ferreira e JB.

A barba: a grande recompensa depois dos 100km de viagem

A experiência desta barba foi com o Vanderlei, figura extremamente simpática, que demonstrou saber muitas curiosidades sobre a história da barba. Adianto que a experiência foi bem bacana e, para não deixar passar nenhum detalhe, vou descrevê-la em passos:

O passo inicial, que antecede o processo todo é um bate-papo com o cliente, onde o barbeiro entende o que o cliente deseja. A partir desta conversa, o profissional parte para a execução:

_DSC0654

1) Escova os pelos da barba com talco e escova de sapateiro para arrumar a barba;

_DSC0677

2) É feito o desenho da barba com uma tesoura, retirando os pelos “rebeldes” e dando o primeiro passo para o formato da barba;

_DSC0686

3) Um dos momentos recompensadores, a toalha quente com essência de eucalipto, para abrir os poros e ajudar para que as fases seguintes não irritem muito a pele;

4) É aplicada a espuma morna, para tornar o trabalho da navalha ainda mais fácil, depois da toalha. Serve como um reforço para amolecer os pelos (truque que aprendeu com um barbeiro que possui uma barbearia no centro de Campinas há mais de 40 anos);

5) Uso da lâmina no sentido de crescimento dos pelos, agredindo menos a pele;

6) É aplicada mais uma vez a espuma morna;

7) Mais uma vez é aplicada a toalha quente;

8) Novamente é usada a lâmina, mas desta vez no sentido contrário, movimento que é chamado de “escanhoar”, deixando a pele bem lisinha;

9) Óleo de barba com algumas essências como cravo ou algum floral.

Depois desses passos o serviço foi concluído e eu gostei bastante. Uma barba assim leva uns 40 minutos, mas nós gastamos mais de uma hora por conta de todas as explicações e curiosidades sobre técnicas para manter uma boa barba.

Para tirar a foto do trabalho concluído, por que não mais uns 5 minutos pra fazer o pé do cabelo e mandar um penteado das antigas?

_DSC0754

Mais um pouco…

_DSC0767

E… trabalho concluído, ficou muito bacana mesmo. Valeu Vanderlei!!!

_DSC0784   _DSC0787

Pra finalizar, vamos invadir o bar! rs

_DSC0810

Querida equipe da barbearia Máfia da Navalha, obrigado pela receptividade. Uma foto nossa pra recordação:

_DSC0822

Fotografias: Mariana Saliby – www.marianasaliby.com

Informações sobre a barbearia

Site: http://www.mafiadanavalha.com.br/

Telefone: (19) 3388.7820

Endereço: Av. Doutor Moraes Sales, 2068 – Campinas, SP

You may also like...

4 Responses

  1. Ivo disse:

    Estou indo para Campinas agora em maio. Andei olhando comentários de váriàs barbearias. Você chegou a conhecer outra? Curtiu o trabalho do Vanderlei? (Vou tentar fazer com ele). Muito legal o blog. Parabéns.

    • blogdabarba blogdabarba disse:

      Olá Ivo, recomendo muito a Máfia! Existem outras na cidade mas ainda não fomos visitar.

  2. Wilson disse:

    Sou barbeiro e gostei muito dessa barbearia de vcs, muito top parabéns!!!!!

  3. Alberto Silva disse:

    Cara,,, Essa Barbearia manda muito bem, já passei por lá e eles são impecáveis.
    Muito legal seu trabalho em ir divulgando estes serviços, assim podemos ir percebendo oque podemos ir ajustando em nossa qualidade e atendimento.
    Exemplos são preciosos para gerar qualidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *