Circus Hair – Lugar mágico e uma barbearia fantástica!

O Circus Hair é uma referência em salão e isso não é à toa. Logo ao entrar, notei que todos que lá trabalham amam o que fazem. Além disso, é difícil não se deixar encantar pelo ambiente lúdico, cheio de cores e com itens de decoração antigos (antigos de verdade, não são imitações de coisas velhas, são raridades mesmo!), pela música bacana e profissionais renomados. Tudo isso faz com que o lugar seja tão especial.

O multiespaço, como é definido, tem duas unidades: Circus Augusta, na Rua Augusta sentido centro, e Circus Pamplona, na Rua Pamplona, pertinho de casa e, justamente por isso, foi a unidade escolhida pelo Blog da Barba para viver a nossa experiência.

A unidade da Pamplona chamou minha atenção desde sua inauguração, em 2012, e por algo bem simples, sua vitrine é repleta de bonecos Playmobil, uma coleção especial, cheia de raridades, que subitamente remeteu à minha infância.

Logo na entrada, uma mesa de som profissional, mensalmente conduzida por DJs convidados, torna o lugar ainda mais único. Isso sem falar na coleção de discos em vinil, de dar inveja a qualquer um que goste um pouquinho de música (especialmente rock) e que tenha nascido na década de 80 ou antes disso.

A barbearia? Ela fica no fundo do salão, que tem ​mais de 300 m2. Acho que vale a pena contar um pouquinho do percurso. (risos)

O salão é um corredor gigante e bem espaçoso, com muitas penteadeiras antigas e coloridas, onde ficam hairstylists, assistentes, maquiadores e manicures. No meio desse corredor também há sofás, tornando o ambiente super aconchegante. Ah! para deixar o ambiente ainda mais cool, eles também possuem uma “câmara refrigerada”! Poderia ser uma geladeirinha, mas já que os caras levam tudo a sério, decidiram fazer o mesmo com a cerveja, sempre super gelada.

_DSC6886

E a barbearia? Calma, estamos perto…

Antes da barbearia propriamente dita você vai se deparar com um brechó com itens selecionados, uma mesa de sinuca bem alinhada, fliperamas, uma coleção de HQs e mangás e uma estante com itens curiosos como jogos, uma máquina de escrever, secadores antigos. Quer mais? Então vamos à barbearia!!! (risos)

_DSC6899

A barbearia fica no canto, ao fundo deste espaço mágico, próxima do estúdio de tatuagem (voltarei lá para tatuar algo bacana e também contarei pra vocês). A barbearia possui um cercado, lembrando os filmes de faroeste, e é decorada de forma única. Dentre os itens deste cenário, temos um quadro com navalhas que foram utilizadas na década​ 60, uma penteadeira folheada a ouro da década ​30 e um mini-carrossel lindo da década de ​90 que ainda funciona perfeitamente!

_DSC6894

Notem o espaço dos tatuadores, o barril de Whiskye. Decoração cheia de detalhes!

_DSC6895

A Naomi usa a penteadeira da esquerda, que comentamos que é a penteadeira super antiga, conservada e folheada em ouro da década de 30

_DSC6873

Detalhes da Penteadeira folhada em ouro, dos anos 30

_DSC6929

_DSC6902 _DSC6867 _DSC7074

Além da decoração, inspirada no freakshow dos espetáculos circenses, a barbearia conta com um barril de whiskey Jameson, bebida que é oferecida aos clientes e seus convidados, e tem à disposição temporariamente um drink exclusivo, o coquetel Irish Manhattan, maturado em barril de carvalho e servido em pouquíssimos lugares de SP.

Essa é mais uma das parcerias exclusivas que o Circus Hair possui para encantar seus clientes.

A EXPERIÊNCIA DA BARBEARIA

A barbeira N​aomi é a responsável por esta tarefa. Uma das poucas mulheres atuantes em barbearias no Brasil, ela passou a fazer parte da equipe do Circus pela escolha do salão de ter apenas mulheres atendendo na barbearia. Com isso, comentam o Rodrigo e a Patrícia, casados e sócios do Circus, conseguem entregar uma experiência em que seus clientes ficam a vontade para tirar dúvidas e pedir opinião para possíveis mudanças no visual.

_DSC6971

Notem a marcação feita com a ajuda de um paquímetro pra conseguir uma barba muito, muito bacana!

_DSC6954

A minha barba era mais prolongada no queixo e conversando com a N​aomi e o Rodrigo – que é especialista em Visagismo* e estava nos acompanhando – aceitei mudar o formato, saindo de uma barba pontuda-triangular para uma barba que deixou o meu queixo mais quadrado e que transmite para as pessoas uma sensação de mais segurança.

_DSC6922

Eles brincaram com o exemplo de que eu estava mudando de uma barba clássica de vilões dos quadrinhos para uma barba de super-heróis. Fod@, hein?! E realmente ficou bem legal!

_DSC6977O barbear aqui começou com algo singular, após entenderem meu formato de rosto e me proporem uma mudança no formato de minha barba, a N​aomi surgiu com um paquímetro!

Tem algum engenheiro lendo este texto??!?!?! Pois eu sou formado em engenharia e adorei ver aquilo, me diverti! A idéia do paquímetro é medir a barba para entregar um resultado mais simétrico e, claro, sempre respeitando as peculiaridades de cada rosto.

O segundo passo foi relaxar os pelos e a pele, para isso, foi utilizada uma toalha esterilizada, que é algo que sempre gosto e me dá um sono danado (risos).

O terceiro passo foi passar um balm para hidratar a pele e permitir um trabalho mais preciso da navalha.

Com a pele seca, a N​aomi usou novamente o paquímetro para marcar suas medições e partir para o trabalho com a navalha. Aqui começou o desbaste! Os instrumentos utilizados foram tesoura, maquininha e navalha.

Com os pelos já no formato desejado, recebi mais uma hidratação tanto na pele do rosto, quanto na barba e gostei muito do resultado.

Uma barba assim, respeitando tantos detalhes, leva cerca de 40 minutos. Demoramos mais, pois teve muita conversa boa ao longo desta experiência. E com whiskey Jameson, claro!

*VISAGISMO

“​O visagismo é a construção da imagem para revelar a identidade da pessoa. O Visagismo coloca a imagem em sintonia com o modo de vida de cada um” (Definição de Philip Hallawell).
Através do estudo das linhas e de suas interações, comenta Rodrigo, o visagista consegue atenuar ou acentuar expressões, traduzindo o estilo e a identidade de cada pessoa com a técnica certa de corte de cabelo, de barba, entre outros.

blogdabarba

Rodrigo apresentando algumas idéias baseadas em visagismo

Obrigado, além de terem feito um trabalho fantástico, sua receptividade também foi demais!

OUTRAS CURIOSIDADES SOBRE A UNIDADE CIRCUS PAMPLONA:

O ​circo de Playmo​b​il ​veio de fora do Brasil (Alemanha). Algumas das caixas, pois são muitos os cenários e personagens circenses, vieram lacradas com data de 1975!
São servidas ​mais de 3 mil cerveja​s​ por mês. A marca oficial é a Heineken;
​Na barbearia​ é servido além do Whiskey Jameson, o Irish Manhatan que é um drink de Jameson​ ​envelhecido em barril de carvalho por 8 semanas. ​(Somente 9 lugares no Brasil receberam esse drink) ​
O curso ​Barba e Bigode do projeto de educação do Circus (Circus Edukators) ​ja teve mais de 60 participantes
A equipe é formada por ​30 hairstylists, ​assistentes, barman, equipe de gestão, tatuadora, maquiadoras, etc., totalizando um grupo de 80 pessoas
A coleção de discos​,​ disponível para o DJ ​, ​é composta por ​mais de 1500 raridades
O Circus já ganhou prêmios como “Empreendedor 2014” na categoria cabelos e foi selecionado para integrar a publicação Best Bairro Brands (Interbrands)

Quer conhecer mais? Recomendo fortemente repetir a experiência aqui descrita.

http://circushair.com/
Circus Pamplona
R. Pamplona,1115 – Jd. Paulista – SP
11 32622127 – 11 32530510

Circus Augusta
R. Augusta,1365 – Consolação – SP
11 32531698 – 11 32835863

Fotografias: Mariana Saliby – www.marianasaliby.com

You may also like...

7 Responses

  1. Eduardo Andrade disse:

    Gostei da descrição feita… Mas fiquei curioso em ver o “antes” e o “depois”, já que mudou de vilão para super herói… Tenho dúvidas sobre os formatos de barbas em concordância com os tipos de rostos… Um abraço!

    • @blogdabarba disse:

      Verdade Eduardo! Vou conferir com a Mari, nossa fotógrafa, se temos um antes e depois para inserir no post. Obrigado por nos seguir!! Abraço

  2. Wemerson disse:

    Gostei bastante do seu texto e de compartilhar sua experiência… Muito interessante. Legal.

  3. Bruno disse:

    Show a matéria! Nunca frequentei nenhuma barbearia e fiquei curioso quanto aos valores!

    • blogdabarba disse:

      E aí, Bruno!
      Estamos montando um quadro para as barbearias colocarem os serviços oferecidos e valores… Daqui a pouco vai conseguir maiores informações por aqui, mas pelo site deles, a barba sai R$50,00.
      Abraço!

    • blogdabarba disse:

      Fala Bruno, tudo bom? Que bom que gostou! Estamos montando uma tabelinha para colocar no final de cada post com os valores… Mas enquanto isso não fica pronto, dá pra ver os preços do Circus pelo link abaixo: http://circushair.com/precos/
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *