CrossFit – O que significa e por que é tão importante para o Barbudo do BlogdaBarba

Comecei a praticar o CrossFit há 1 ano, isso mesmo, comecei esse vício em Setembro do ano passado (2014). Mas acho que essa história vai ficar mais legal se eu voltar mais no tempo, em 2011, quando voltei a morar em Sampa e caí de cabeça na tentação dos restaurantes e Happy Hours. Eu não negava nenhum convite, afinal, cervejinha depois do trabalho é algo que combina, ainda mais com batatas fritas ou franguinho frito com alho, concordam? E nessa brincadeira, eu, que tenho 1,80m de altura, cheguei rapidinho aos 100kg, com mais de 30% de gordura no corpo (hoje estou com 80kg e 8-9%). Mas não posso só reclamar, afinal, conheci numa velocidade rápida muitos restaurantes e passei a sentir menos frio no inverno de São Paulo (risos).

O fim da vida sedentária

No início de 2013 eu conheci dois profissionais de tirar o chapéu: o Personal Paulo Prado que hoje é Coach e sócio do Box CrossFit Higienópolis (@coachpauloprado) e o nutricionista de atletas Leopoldo Leão (@leopoldoleao), que foi uma indicação do Paulinho. Depois disso, eu mudei radicalmente meus hábitos de exercício, pois antes eu pagava a mensalidade da academia e só (risos). Além dos exercícios, eu passei a fazer uma dieta que parecia uma maluquice pra mim, já que era bem diferente de uma dieta convencional. A surpresa é que isso casou certinho com a rotina de 5 vezes de academia (bem cedinho) e ao ritmo do mercado financeiro, pois minha disposição, concentração e sono começaram a ser ajustados. Depois de um mês nessa nova vida, vários amigos me pediram indicação pro Paulinho e pro Leopoldo, pois os resultados começaram a aparecer.

Assim, desde que assumi as mudanças do parágrafo anterior, foram-se 15 dietas (uma nova a cada 2 meses), uma média de 5 vezes por semana de treino, mas claro que não parei de conhecer restaurantes, pois adoro uma boa comida, mas diminuí a freqüência dos jantares, e também, reduzi drasticamente os HHs abundantes em fritas.

Começando no CrossFit – dores e alegrias iniciais

Eu já não era sedentário quando resolvi me testar no CrossFit, o que eu não fazia idéia é que não importaria o quão condicionado eu estivesse, começar no CrossFit seria pesado de qualquer forma, ainda é e sempre será, e entendo que parte da graça está neste desafio constante.

Nas primeiras semanas de treino tudo dói, parece que você passa a usar partes do seu corpo não alcançadas pela musculação ou pelo tal do “funcional”. Isso realmente pode ser verdade dependendo do seu treino, mas as maiores diferenças (comparando ao funcional) estão no volume de treino e no estímulo a superação de suas próprias marcas (uma das práticas do CrossFit é registrar seu desempenho em cada treino, que passam a ser suas marcas pessoais).

Mas calma aêêêê! Se eu sentisse apenas dor, eu teria desistido desse troço, afinal, não sou tão besta assim. Eu ficava feliz pra caramba porque, nos meus 30 e tantos eu me sentia brincando, testando a minha agilidade da mesma forma que eu lembrava fazer dos 6 aos 12 anos. Como qualquer garoto criativo e danado, nos horários de recreio eu tentava imitar coisas de filmes de guerra e ninjas e hoje, nos treinos de CrossFit, eu tenho a sensação de repetir a brincadeira e isso passou a ser NECESSÁRIO em minha rotina.

O que é CrossFit

É um treinamento de força e condicionamento, possível para qualquer idade e que permite o início de pessoas com qualquer nível de condicionamento, pois os exercícios são adaptáveis, mas sempre buscam os limites de seus praticantes.

Seus treinamentos são muito dinâmicos, misturando exercícios de força, resistência e/ou cardio. Desenvolvendo de forma paulatina todas as capacidades físicas (testadas naturalmente quando éramos crianças):

  • Resistência cardio-respiratória;
  • Resistência muscular;
  • Força;
  • Flexibilidade;
  • Potência;
  • Velocidade;
  • Coordenação;
  • Agilidade;
  • Equilíbrio e
  • Precisão.

Segundo a CrossFit Brasil, o CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento usado em grupos de operações táticas americanas (como SWAT), unidades de operações especiais do exército americano (como US Marines), entre outros.

Ou seja, esse lance de CrossFit é realmente perfeito pra quem quer se desafiar, melhorar seu condicionamento e, com isso, estar pronto para aproveitar mais dos finais de semana, jogando bola, surfando ou treinando ainda mais CrossFit (risos). A CrossFit Brasil também destaca algo que concordo 200%: “nossa especialidade é não sermos especializados”. Bom, não sou ninguém pra discordar deles, mas essa afirmação é especial porque o CrossFit nos prepara de maneira muito ampla e, por isso, eu acrescentaria às capacidades acima destacadas, o controle psicológico, pois até isso é testado em seus treinos.
Fonte: http://www.CrossFitbrasil.com.br/blog/o-que-e-CrossFit/

Dia a dia do CrossFit : fundamentos e rotina de treino

Diferente do que é comum encontrar em uma academia regular de musculação (15 minutos de esteira + 4 séries de 10 repetições de supino, mais 4 de Pack deck, mais 4 de… deixa pra lá), no CrossFit é possível que você NUNCA repita um treino e acho isso fantástico!

Pegando uma carona no site da CrossFit Moema, os fundamentos são os seguintes:

  • Movimentos Funcionais;
  • Constantemente Variados;
  • Tudo em Alta Intensidade.

Fonte: http://CrossFitmoema.com.br/o-que-e-CrossFit/

Seus treinos são montados por seus respectivos HeadCoaches (os instrutores de CrossFit são chamados de coaches e todos devem ser capacitados pela Crossfit com, pelo menos, a certificação Level One Training Course). No Brasil, além da certificação mínima, também é exigido que sejam formados em Educação Física. Lá na Crossfit Moema (@crossfitmoema), por exemplo, o nosso HeadCoach Rodrigo Rocha (@coach_rocha) tem o Level 2. Outro Coach da Moema que é pedreira é o Wellington (@wellingtoncoach), um dos mais presentes em minha evolução e que é especialista em biomecânica, LPO System e tem o Gymnastics Trainer Course. Resumindo, os treinos são bons porque também são bem assessorados.

As academias de CrossFit, em geral, abrem de Segunda à Sábado. E, como mencionado acima, seus treinos quase NUNCA se repetem. Em geral, os treinos têm 1 hora de duração e seguem o formato apresentado na abaixo:

AQUECIMENTO
No aquecimento, é comum fazer exercícios de mobilidade voltados para a técnica e para o WOD (já explico o que isso significa). Além do aquecimento que irá ativar a estrutura usada direta e indiretamente nas etapas seguintes.

TÉCNICA
As atividades desta etapa nem sempre estão relacionadas com o WOD, é comum que este bloco do treino seja dedicado a exercícios de força como, por exemplo, encontrar a carga máxima de um movimento ou “apenas” para melhorar a técnica de um determinado movimento.
Também, como algumas pessoas esperam, este bloco pode ser dedicado para repassar os movimentos que serão “testados” no WOD.

WOD (Work Of the Day)
Aqui o bicho pega! Não importa se o WOD será de 6 minutos ou de 40. Como você vai testar seu limite, vai ser tenso (risos).

O WOD é um teste que pode ser de “apenas” de força ou reunir todas as capacidades mencionadas lá em cima. Sua tarefa pode ser, por exemplo, que você conclua 150 repetições de um dado exercício no menor espaço de tempo ou para um tempo máximo estabelecido, fazer o máximo de repetições possíveis (Novamente, não tem WOD tranqüilo, pois você está testando o seu limite).

Exemplo de Lousa de CrossFit – onde o treino é passado diariamente (sem discussão rs):

lousa Moema 2

Treino de hoje (09/09/15) – data de publicação deste post

Como é uma academia de CrossFit

As academias de Crossfit são chamadas de Box. Aparentemente, um Box é equipado de forma bem simples, mas isso não é bem verdade. Uma coisa comum entre a maioria deles é que parecem galpões, isso por que é interessante que possuam uma grande área. Também precisam ter pisos reforçados, geralmente com uma camada capaz de absorver o impacto dos pesos que, eventualmente, são deixados cair da altura dos ombros ou de cima da cabeça e, no caso de alguns praticantes, estamos falando de MUITO PESO!

O que não pode faltar?

  • Barras para os freqüentes pull-ups
  • KettleBells
  • Barras de levantamento olímpico (com rolamento)
  • Anilhas de levantamento olímpico
  • Medicine Ball
  • Argolas Olímpicas
  • Cordas (para pular)

O que nem sempre encontra-se nos Box, mas que é importante:

  • Remo
  • Cordas para subida (para subir até o teto)
  • Pneu de trator
  • Saco Búlgaro (pesado, cheio de areia)
  • Colete com placas de ferro
  • Etc, etc, etc

Fotos de algumas academias onde já treinei

CrossFit Moema_campeonato interno
CrossFit Moema (Sampa) – Foto do primeiro campeonato interno que participei

CrossFit Higienópolis
CrossFit Higienópolis (Sampa)

CrossFit Cambuí
CrossFit Cambuí (Campinas)

CrossFit Mais
CrossFit Mais (Campinas) – 740m2, academia gigante!!!

LOT CrossFit_Open_2015
CrossFit LOT CrossFit (Floripa) – foto de uma das provas das seletivas do Open Games de 2015

Bom galera, é assim que eu busco o manter meu condicionamento bacana, driblando o stress da vida urbana. E vocês, o que treinam? Conseguem fazer dieta também?

Vamos treinar juntos qualquer dia? Basta convidar, prometo que tentarei visitar seu Box, ainda mais fácil se for num sábado.

Grande abraço,

Daniel

7 Responses

  1. tadeu Martini disse:

    Cara. To mesma pegada. To barbudo , mas não estou treinando kkkk

  2. Maikon Jones disse:

    Pretendo começar agora no fim do mês e espero me adaptar pois já tentei na academia algumas vezes e não deu muito certo, espero que a dinâmica do crossfit me tire do sedentarismo.

  3. Paula Freitas - Blog TodaBeleza disse:

    Já ouvi falar muito, mas ainda não me aventurei! Eu treino musculação 4x por semana (antes eram 6x, mas por conta da pós graduação a noite, tive que “sacrificar”2 dias, mas por um objetivo que tb vale a pena!) e mantenho dieta controlada, dessas malucas que nenhum nutri recomenda, mas o resultado tem sido muito compensador. Fiquei ainda mais curiosa com o crossfit dps de ler seu post, quem sabe uma hora dessas tb não arrisco?
    Bjs,
    Paula

  4. Almir Junior disse:

    Muito bom o texto! fiz minha primeira aula ontem e vou dar sequencia.
    Barba voltando a crescer tbm, comecei do zero de novo. hahaha abraço

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