Fomos visitar a barbearia Mr. Navarro e descobrimos os detalhes e histórias do lugar!

A barbearia fica no charmoso bairro do Ipiranga, e está construída em um sobrado branco com uma edícula no fundo.
O dono do lugar, o simpático e solícito Sérgio, resolveu largar o mercado de automóveis em que atuava há mais de 25 anos para se aventurar no ramo da barbearia.

É, aventurar não é bem a palavra certa, vez que ele dedicou pelo menos seis meses em estudos sobre o tema, visitou todas as barbearias de São Paulo, pesquisou sobre a história e tradição, enfim, montou todo o cenário do que queria antes de colocar a mão na massa.

Todo esse estudo e cuidado se vê nos detalhes da barbearia. Cada objeto tem uma história e um motivo, que Sérgio está sempre disposto a explicar. Adoramos a jukebox e os borrifadores de água feitos com garrafas de Jack Daniel’s!

A barbearia está aberta há apenas 4 meses, mas já teve que adiantar os planos e transformar a edícula em uma Míni barbearia, com duas cadeiras adicionais para conseguir atender aos clientes, que vêm aos montes para serem atendidos pelo pessoal da barbearia.

O pessoal é, aliás, um capítulo a parte! Todos vestidos com estilo retrô: suspensórios, coletes e boinas. Tudo isso faz com que voltemos no tempo.
Outra peculiaridade, eles são uma das poucas barbearias que contam com uma mulher entre seu time de barbeiros! Apesar de nova, a Bruna já trabalha com isso há mais de 6 anos! Legal, né?!
Quem nos atendeu dessa vez foi o André Rodrigues (@andrerodrigues84) que seguiu a profissão do pai, o Sr. Valdemar, barbeiro desde 1960! Muito tempo de tradição!

E podemos ver o quanto ele se orgulha dessa herança, ele mostra com carinho as fotos da barbearia de seu pai, a Barbearia São Luís, os objetos que foram dele um dia, como a escova para pentear a barba, que tem mais de 30 anos!
Bom, depois de muito papo, começamos a tratar da barba, e a barbearia tem um ritual a ser seguido, com mais de 10 passos!

1. Esfoliante para remover a células mortas de pele e desencravar os pelos. Se a pele for sensível, eles ficam apenas no hidratante.

2. Óleo para absorver o esfoliante.

3. Massagem

4. Toalha quente, para abrir os poros.

5. Espuma de barbear aquecida a 70 graus (se a espuma for aplicada gelada depois da toalha quente, o efeito dos poros abertos se vai! Sabiam dessa?!)

6. Navalhete para fazer o traçado da barba

7. Hidratante ou óleo, dependendo do tipo de pele. Pele intacta!

8. Massagem de novo! Olha que vida boa!

9. Toalha quente (para reabrir os poros para fazer o próximo passo sem agredir a pele).

10. Escanhoar da barba (raspar os pelos no sentido contrário, para finalizar o trabalho feito com a navalhete).

11. Pós barba na pele.

12. Balm para os pelos (o André prefere utilizar o balm ao óleo de barba, pois ele acha que o último, dependendo do tipo de barba e do jeito que será utilizado, pode não ficar com uma aparência tão bacana).

E sabem o mais legal? Tudo isso em meia hora, e com direito à uma cerveja durante ou no fim!

Ah, e sabe uma coisa legal que os caras estão criando? O Clube da Navalha!! Por conta de legislações brasileiras, as barbearias foram proibidas de utilizar navalhas (risco de transmissão de doenças, entre outros), mas para resgatar a tradição, a Mr. Navarro pede aos seus clientes que tragam a sua própria navalha! A única condição é que a navalha seja individual e de aço inoxidável (para poder ir em autoclave).

A barbearia se responsabiliza em manter a navalha esterilizada e afiada, esperando por você! Idéia bacana, não é?! Com isso você pode voltar no tempo de verdade!

Bom, acho que deu para perceber que foi uma manhã muito agradável. Recomendamos a visita à barbearia Mr. Navarro!

Aliás, no próximo sábado, dia 29/08 o pessoal vai fazer a reinauguração da barbearia, com direito a chopp free! Dêem uma olhada na página do facebook dos caras para maiores informações.

Mr. Navarro Barbearia

http://www.barbeariamrnavarro.com.br/

Rua Xavier Curado, 162 – Ipiranga – São Paulo

Tel: (11) 3805-6558

Fotografias: Mariana Saliby – www.marianasaliby.com

You may also like...

9 Responses

  1. Conhecia o Sérgio de seu antigo ramo, e conheço cuidado com detalhes e o carinho por tudo

    • @blogdabarba disse:

      E aí, Paulo, tudo bom? Obrigado por nos acompanhar! Realmente dá gosto de ver o carinho do Sérgio! Abraços!

  2. Conhecia o Sérgio de seu antigo ramo, e conheço cuidado com detalhes e o carinho por tudo o que faz, deixei a barba novamente por influência dele e confesso estar gostando muito do tratamento de todo o pessoal, gente simpática e muito profissional, o lugar remete às antigas barbearias, um ponto de encontro de amigos…vale a penha conhecer, vai virar habitué….

  3. Daniel Rocha disse:

    O serviço prestado é excelente, quase um spa, hehehe… Ficam mais de uma hora com vc, td nos mínimos detalhes… Parece exagero, mas a qualidade é marcante (a 9 de Julho, por exemplo, é mais rápida e barata, mas deixa muitas falhas, q são muito visíveis pra quem, como eu, não usa pomadas e cremes todo dia). Apesar de ter achado o valor um pouco salgado (segunda a quinta é mais barato, mas ainda assim puxado pra quem estava acostumado a cortar o cabelo a cada 3 meses e agora vai mensalmente fazer manutenção dele e da barba), a qualidade compensa, vale muito a visita.

  4. jefferson disse:

    Grande Daniel, eu sabia que o Sergio ia lhe atender muito bem, alias sempre fui muito bem tratado por ele e sei que o meu querido bairro do Ipiranga tem prazer de acomodar um local como este.
    Espero um dia quem sabe trocar umas idéias contigo e tomar uma gelada após um belo trato em umas destas maravilhosas barbearias que conhecemos aqui no blog.
    Abraços

  5. Emmerson disse:

    Simplesmente show! Esse conceito ou tradição… Que tome conta da nação!

  6. Felip Silva disse:

    Olá tenho 27 anos e tenho uma sonho antigo de trabalhar com Barbearia.
    Mas fico meio perdido em relação a cursos, aonde iniciar, se é mais vantagem abrir algo ou trabalhar em uma barbearia para ter experiência. ,
    Sinto que os barbeiros de bairros, são muito arcaicos em relação a esse mercado e tenho interesse de montar algo mais tradicional aonde eu moro.
    Ajuda ai! hahaha

    Grande abraço e adorei o Blog.

  7. valter martins disse:

    Show essa barbearia.. Conheço o Navarro a mais de 10 anos como executivo de vendas, e sabia que com sua perseverança , esse sucesso era inegável…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *