Retrô Hair e sua barbearia que é um misto de Modernidade e Tradição

Ficamos surpresos com a atenção e agilidade da equipe do Retrô Hair, eles entenderam e gostaram da idéia desta matéria e conseguiram marcar pra gente um horário duplo (isso mesmo, duas horas seguidas!) com o concorrido Alex Peres (@alexbarbeariaretro).

Marcamos pra 20hs, chegamos uns 30 minutos antes e o local estava lotado. Na entrada, um segurança simpático direciona os clientes para a recepção, que entendem o que você precisa e rapidamente uma pessoa fica responsável por lhe mostrar o salão e lhe encaminhar para um dos locais de espera (o salão é gigante, possui dois andares e sua equipe também o é, não duvido que tenha mais de 100 pessoas trabalhando ao mesmo tempo). Nestes locais de espera, cada um com sua personalidade, sempre há um sofá gigante e uma cerveja, café ou água para tornar a experiência mais confortável.

Caminhamos pelo salão inteiro. Os profissionais ali parecem ter orgulho de trabalhar lá, todos sorrindo, com suas bancadas arrumadas e abarrotadas de produtos que pareciam ser coisas especiais e, claro, um monte de cliente tirando selfie depois do trabalho realizado. Enfim, um ambiente perfeito pra qualquer mídia.

O ambiente tem uma decoração única, que mistura coisas modernas e antigas. Tem um carro antigo em perfeito estado brilhando no salão, muitas luzes, uma estante gigante de cimento queimado com muitos objetos coloridos das décadas passadas, cadeiras de barbearia antigas e, acima de tudo, barbeiros vestidos com suspensório e bigodes de dar inveja à muito filme preto e branco.

Agora que o cenário que estava em nossas memórias está transcrito, vamos falar da nossa experiência de fazer a barba com o Alex:

O cara é muito simpático. O jeito caprichado de se vestir não tem como objetivo apenas recriar um barbeiro das antigas, mas principalmente de mostrar respeito aos ricos detalhes da função.

_DSC4159

Ao sermos recebidos por ele em seu aquário, estes detalhes de traje, seu cabelo, bigode e óculos arredondados já chamam muita atenção (é de se esperar que ao perguntar as horas ele tire do seu bolso um relógio de corrente, mas esqueci de testar isso – risos). Mas sua cadeira brilhando e sua bancada repleta de tesouras e pentes de todos os tipos e cores não ficam atrás, com isso ele mostra estar preparado pra qualquer tipo de barba.

Ele nos disse que está no Retrô Hair há 3 anos e que se tornou um barbeiro através dos ensinamentos do Sr. Paulo, que possui uma barbearia há 46 anos no bairro da Penha (a qual visitaremos em breve). Outra curiosidade é que o Alex faz em média 20 barbas por dia. Não é um número impressionante?!

_DSC3968

Como já foi dito: detalhes não faltam!

_DSC4047

Cada barba precisa de um cuidado, equipamentos adequados ajudam e muito.

O “fazer a barba” começou com o Alex tentando entender o que eu pretendia com a barba, falamos sobre comprimento, formato e hidratação. Ele mediu a minha barba, dobrou a gola da minha camisa e mãos à massa.

_DSC3941
Depois da barba penteada, as maiores irregularidades ficam em destaque. Ele fez essas correções sem pressa (embora tenha parecido bem rápido) e preparou meu rosto com uma toalha quente para fazer o desenho da barba. O cheiro dessa toalha era bem legal, uma essência de eucalipto que toma conta do salão.

_DSC3966 _DSC3990

_DSC4006

E como foi feito o desenho da barba? Com Navalha! Com isso ele garante um desenho que normalmente a gente não consegue fazer em casa, acredite, é muito raro quem consiga fazer isso em casa!

Finalizando, e eu já bem contente com o resultado, ele mostrou que para os óleos de barba, o correto é aplicar apenas 4 gotas e usar as pontas dos dedos para espalhar o produto pela superfície da barba. Dessa maneira, temos o controle necessário para evitar que o óleo toque bochechas, pescoço e boca, o que pode facilitar o surgimento de espinhas, pois aumenta a oleosidade da pele. Uma dica do Alex para os caras que não tiveram acesso à produtos específicos pra barba, os reparadores de pontas de cabelo feminino também podem ter bons efeitos na barba. Pode experimentar pegar emprestado o óleo de argan ou de silicone da namorada ou da irmã, só não sei se elas vão gostar! – risos.

_DSC4088 _DSC4092

O final da brincadeira foi com uma esfoliação (algo que eu nunca tinha feito). A esfoliação serve para remover as células mortas, e deixa a pele bem macia. Depois uma massagem facial com aparelho massageador, parecida com a que comentamos no post sobre o salão do Jefferson, que serve para estimular a circulação sanguínea e fechar os poros. E para finalizar, secador e escova, para dar forma à barba. Outra dica foi utilizar pentes de madeira e escova de cerdas naturais. Desse modo, evitamos o chamado frizz, ou seja, os fios que tendem à ser mais rebeldes ficam mais domados. E assim fechamos a nossa experiência na Barbearia Retrô com chave de ouro.

_DSC4071

Massagem para relaxamento do rosto após a esfoliação.

Pronto! Experiência fantástica!

Agora, com a barba perfeita, bigode “aprumado” com um pouco de cera modeladora e gola da camisa no lugar, fomos jantar e falar sobre a experiência enquanto olhávamos as fotos ainda pelo visor da câmera.

_DSC4125 _DSC4147

Quer ter a mesma experiência? Pois é algo que recomendo fortemente! Para isso seguem as infos sobre o Retrô Hair:

Retrô Hair – Concept Hairstyler 

http://retrohair.com.br/

http://www.barbeariaretro.com.br
Rua Augusta, 902
11 3100-1680 ou 11 3151-5820

Fotografias: Mariana Saliby – www.marianasaliby.com

You may also like...

6 Responses

  1. Edney disse:

    Excelente post!

  2. Thiago M disse:

    Ótima descrição!

    Eu, que sou cliente da Barbearia Retrô, atesto que o lugar é incrível e os profissionais ainda mais.

    Vale a pena a experiência…sem falar que a toalha no rosto te faz relaxar demais e quase dormir…kkkk

  3. Zé Neto disse:

    Fala Daniel… como o Thiago acima também vou a barbearia retrô. É bem legal mesmo. Moro na região dos lagos no Rio, mas sou de SP, assim sempre deixo a barba para fazer por lá…vale a pena esperar! Quem não conhece vale a pena conhecer…sempre vou com alex, mas a moçada toda lá manda bem!
    Abraço e posta algo novo sobre os produtos nacionais mesmo. Estamos no aguardo…Bom final de semana a todos!

  4. João Paulo disse:

    Excelente matéria! A cada dia cresce mais a procura pelos serviços de barbearia. Aos interessados o site Os 5 Melhores tem um ranking aberto para votação das Melhores Barbearias de São Paulo. Fiquem a vontade para visitar e conhecer novas barbearias listadas no ranking.

    Aos interessados segue o site http://www.os5melhores.com.br/saude-beleza/servicos/melhores-barbearias-sao-paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *