Salão do Jefferson, uma barbearia da velha guarda – para eles a barba sempre foi moda

Marcamos de fazer a barba as 8, pra ter tempo não apenas pra fazer a barba de maneira primorosa, mas pra encher o Jefferson de perguntas e arrancar dele um monte de dicas sobre manutenção diária, produtos e início da barba.
_DSC3475 Antes eu usava a barba bem curta (usava o barbeador elétrico quase diariamente com a regulagem de menor comprimento, muitos chamam esse tamanho de “máquina 1”). O engraçado é que eu gostava deste comprimento ou com o rosto totalmente liso, detestava a transição de crescimento. Daí, eu usava a seguinte estratégia: parava de “limpar” o rosto quinta-feira e fazia o contorno na segunda-feira, pronto, de repente voltava barbudo ao trabalho (risos). Bom, já não penso assim, quando eu quero começar a barba, desenho assim que tomo essa decisão.

A grande verdade é que pra ter barba você só precisa de uma coisa: estar à vontade!  Em lugares mais formais, onde poucos usam barba é comum que um potencial barbudo sinta-se “oprimido”. Você pode, por exemplo, fazer o mesmo que eu fazia, surgir com uma barba impecável.

O Jefferson é barbeiro/cabeleireiro há mais de 30 anos, um cara da velha guarda da barba! O que ele acha deste início?

 “Primeiro, é importante que se diga, você pode apenas deixar a barba crescer e ponto. Mas para você que tem um emprego um pouco mais tradicional, o ideal seria ir controlando o crescimento da barba, para que ela fique sempre apresentável e bem cuidada, em todas as fases de crescimento.

Assim, a dica é ir acompanhando o crescimento com ajustes semanais, para deixar a barba com um formato mais definido. Ainda, aparar a barba faz com que os pêlos fiquem mais fortes, gerando uma barba mais bonita.”

_DSC3492

Outra dica que o Jefferson nos deu é a combinação entre barba e cabelo. O rosto deve ser pensado em conjunto, para formar o estilo como um todo. Atualmente, a tendência é a barba mais cheia e o cabelo mais curto, mas de qualquer forma, o conjunto pode ir sendo ajustado aos poucos, para que se chegue ao resultado desejado.

Ainda sobre os cuidados que devemos ter com a barba, sabemos que já existem produtos específicos para a barba, mas não são tão fáceis de encontrar. Assim, a alternativa da maioria dos barbudos é lavar a barba com sabonete ou shampoo. Alto lá! Jefferson nos explicou que na falta de um produto específico, a melhor coisa é lavar a barba com um produto para o rosto, aqueles produtos de limpeza facial, sabem? Isso porque a pele do rosto é diferente da pele do couro cabeludo, sendo que precisa de cuidados diferentes. Interessante, não?!

Voltando aos produtos específicos de barba, sabemos que esse é um mercado em expansão aqui no Brasil. Com isso, surgem as dúvidas de que devemos usar.

Para desenhar a barba, Jefferson prefere o creme de barbear, pois com esse produto ele consegue visualizar a linha da barba e fazer um traçado mais firme.

_DSC3411

Para raspar a barba tem diversos tipos de produtos, como sabonete, creme, espuma: qual a diferença? Segundo nosso entrevistado, é uma questão de preferência, mas você pode sentir que o produto é bom quando os pelos ficam mais moles e, com isso, fica mais fácil de fazer a barba.

E essa é uma dica importante para quem tiver pele sensível, ou pelo muito rente a pele: vale a pena investir na qualidade dos produtos, pois a chance de irritação na pele diminui bastante com produtos de mais alta qualidade.

_DSC3422

Produtos gringos: The art of shaving

Para aqueles que ficam com a pele mais irritada depois do barbear, vale testar uma massagem depois de fazer a barba, segundo Jefferson, ela deixa a pele mais recuperada depois do barbear, por ativar a circulação do rosto.

_DSC3452

Essa massagem é muito legal! Recomendo pra qualquer um, até pra quem não quer fazer a barba.

 

_DSC3510

Contente com o resultado ?!?! Muito!

Como e quando conheci o Jefferson?

A barbearia/salão dele é vizinha de onde moro há 5 anos e desde então eu conto com sua “consultoria”. Recomendo à qualquer um que queira cortar com um cara bacana, que entende tudo de barba, cabelo, carros e motos!

Acho que vai querer se dar o presente de viver a mesma experiência! Então seguem as infos sobre a barbearia:

MEN’S HAIR CABELEIREIROS
Alameda Lorena , 559 – loja 12 – Jardim Paulista – São Paulo, SP –
(11) 3052-2931

OBS: já que sou vizinho, me avise quando vier que tentaremos tomar um café (ou cerveja)!

Espero que tenham gostado, tentei recriar um pouco da experiência deste ensaio. Aguardo sugestões de outros lugares bacanas para visitarmos.

A Ju, minha esposa, escreveu este texto, afinal, alguém tinha que tomar as notas! E as fotos foram tiradas pela fotógrafa @masaliby, que participa deste blog também nos textos e passeios (confiram parte do portifólio profissional dela no instagram @masaliby).

Abraço,

Daniel

You may also like...

23 Responses

  1. Thiago disse:

    Muito bacana a experiência!!!

    Essa barbearia tem site?

    Certamente você também vai curtir a Barbearia Retrô no Retrô Hair, tanto pelo salão, estrutura, visual e profissionais.

    Parabéns pelo blog…

    Abraço.

    • @blogdabarba disse:

      Grande Thiago, não tem site ainda. Mas vou ficar contente se ligar lá e dizer que viu este post. Acabei de mostrar pra ele que ficou todo orgulhoso, mas o cara é bom e merece!
      Sobre a retro, estivemos lá nesta quarta e foi muito legal também, em breve publicaremos sobre lá. Abs!

  2. rotocastro disse:

    Aeeeee Barba! Muito bom o texto e blog. Abraço

  3. Jefferson disse:

    Grande Daniel;
    Parabéns pelo blog, muito show de bola.
    Olha tem uma barbearia aqui no Ipiranga que abriu a alguns meses e curti muito o trabalho dos caras, dê uma passadinha lá vale a pena.
    O endereço dos caras é rua Xavier de Almeida, 162, fone 3805 – 6558.
    Caso venha visitar me dê um alô que lá tem umas brejas bacanas e tomamos uma por minha conta.

  4. Jefferson disse:

    Daniel esqueci de dizer a barbearia chama-se Mr. Navarro

  5. Jefferson disse:

    A barbearia chama Mr. Navarro

  6. Jefferson disse:

    Opa é so marcar o dia que com certeza nos vemos lá.

  7. Jefferson disse:

    Bem Daniel,boa tarde.

    Como um cara que aprecia a arte da barba bem feita, marquei meu horário com o meu xará para sábado as 13:00.
    Se tiver por lá será um prazer conhecer-te e tomar-mos uma gelada se possível,rsrsrs.
    Abraços.

    • @blogdabarba disse:

      Aaaaaaaa que coisa boa! Mas estarei em campinas neste sábado! Você vai gostar muito do trabalho do Jefferson e marquei de ir ao mr navarro dia 22

      • Jefferson disse:

        Poxa legal me avise o horário que também marco para ir na mesma data e tomamos uma gelada por lá, vc irá curtir o local.

  8. Jefferson disse:

    Grande Daniel fui ao salão do meu xará.
    Realmente o cara manja muito do negócio e alem de tudo tem um bate papo muito agradável.
    O atendimento também é de primeira com certeza voltarei.

  9. Jefferson disse:

    É só me dizer o horário que eu marco para fazer a minha um gde abraço.

  10. flor disse:

    Oi, como se chama essa massageador?

    • @blogdabarba disse:

      Oi Flor, essa eu tive que perguntar para os amigos barbeiros! Pelo que me disseram ele não tem um nome específico, na embalagem só tem a marca Oster massager. Ah, e segundo eles o equipamento é fabricado apenas nos EUA. Espero ter ajudado e desculpa pela demora! Abraço

  11. Bom dia eu sou barbeiro há 5 anos e eu tenho 22 anos trabalho com meu avô ele é barbeiro a 50 anos e eu gosto de inovar eu queria saber alguns produtos q vcs usm

  12. Bruno disse:

    Tem alguma dica de barbearia aqui no Rio de Janeiro?

  13. Fernando Fermino disse:

    E ai cara.. e em Campinas nunca veio.. aqui tem umas barbearias top também.. tem a Cartola, o Black moustache a V8 em sousas.. passa or aqui qualquer dia..

  1. […] Blog da Barba Compartilhe: Cinco dicas de como cuidar da barba […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *