Como eu cuido da minha barba

Os cuidados diários que eu tenho com a minha barba são bem simples. Provavelmente você já usa produtos mais sofisticados, talvez um conjunto de produtos, mas este texto vai falar do básico, ok? E prometo que trarei novidades sobre produtos, sobretudo brasileiros.

Características da minha barba e pele do rosto:

  • Bem cheia e com fios grossos;
  • Cerca de 2,5cm de comprimento;
  • Minha pele também não se irrita com facilidade (eu comemoro isso diariamente).

Eu divido os cuidados da seguinte maneira:

  • Ir ao barbeiro 1 vez por mês, para fazer os contornos bem feitos e dar uma corrigida no tamanho (a barba não cresce toda na mesma velocidade e, mesmo que fosse assim, nosso rosto não é simétrico e não é uma superfície plana);
  • Bigode;
  • Lavagem;
  • Manutenção do contorno;

Os equipamentos usados diariamente são os seguintes:

equipamentos

Desde o início, quando mantinha uma barba bem pequena, uso uma tesoura bem afiada e que me dá firmeza. Certamente há tesouras específicas para barba (gostaria que comentassem este post com tais recomendações, pois se essa já me atende bem, por que não conhecer algo ainda melhor?)

O Pente eu uso pra ajudar no corte do bigode e principalmente aos finais de semana, quando penteio a barba inteira para baixo, deixando ela bem comprida.

O Balm é algo novo, trouxe-o do Canada há 1 mês e estou surpreso com seu resultado. Uso diariamente antes de sair de casa. Além de hidratar, tem um cheiro bem suave e gostoso. Uma barba hidratada além de ficar mais bonita, fica bem mais macia.

Vamos aos cuidados!

Bigode

Bigode superior

Quase diariamente eu corto aparo o bigode, cortando 1mm aqui, 2mm ali, sempre de pouco em pouco. A idéia aqui é evitar o “destaque de fios solitários”, tentando preservar o trabalho do meu barbeiro, no meu caso o amigo Jefferson (dono de um salão aconchegante, perfeccionista e muito experiente).

Na foto ao lado estou exagerando, mas eu deixei o bigode ficar maior que normalmente para poder ilustrar melhor este cuidado.

OBS1: A foto está horrível sim, mas às 5:30am a cara normalmente é essa. A cara de sono só desaparece às 8am depois da academia e um bom banho.

Reforçando: o bigode merece atenção especial por que fica envolta da boca. Pense bem, a boca chama muita atenção, não só por fazer barulho, mas por ser a parte que mais meche no rosto (sem falar no contraste dos dentes)

bigode

Aqui destaca-se a linha inferior do bigode. Quando você for pela primeira vez ao barbeiro vais ficar impressionado. Ao final da experiência, o(a) barbeiro(a) vai lhe mostrar o resultado num espelho e certamente você vai perceber que você não faria aquilo sem ele (não estou exagerando!).

Aqui, tento basicamente manter o bigode contornando a parte de cima do lábio, mantendo o desenho do barbeiro e não deixando a minha boca escondida. Faço isso quase diariamente.

OBS2: Mais uma foto que gerou um monte de reclamação de minha esposa.

Lavagem

Eu lavo a cabeça todos os dias obrigatoriamente por causa da academia, consequentemente faço o mesmo com a barba. SEMPRE deve-se secar bem a barba após sua lavagem, SEMPRE!

  • Erro inicial: eu usava o mesmo shampoo 2em1 do cabelo para a barba. A barba estava virando uma palha, ressecada e eu parecendo um espantalho!
  • Errando menos: passei a usar o condicionador de minha esposa, a barba ficou menos ressecada, mas ainda assim não estava legal.
  • No caminho (quase) certo: Na falta de um shampoo específico para barba, o Jefferson deu a dica de usar sabonete líquido para o rosto. O resultado foi bem bacana. Estou imaginando como será com o produto específico.

Manutenção do contorno

Usando uma lâmina de barbear comum eu tento preservar DIARIAMENTE o contorno criado pelo barbeiro. Como disse acima, minha pele não fica irritada, mas preciso molhar tanto a região do pescoço, quanto a parte superior da bochecha e, por este motivo, faço esse contorno após o banho.

Faço isso diariamente por que trabalho na área comercial e só este cuidado já deixa a barba bem mais apresentável.

Segue abaixo uma foto que tiramos umas 2 horas pós fazer a barba com nosso amigo Jefferson (notem o contorno sobre a parte superior do lábio):

_DSC3684

Aguardarei sugestões de produtos e qualquer outra dica que possa tornar meu dia-a-dia com a barba ainda melhor, combinado?

Grande abraço,

Daniel

You may also like...

15 Responses

  1. Felipe disse:

    Boa noite
    Parabéns pelo blog e pelas dicas.
    Cara, recomendo este site
    http://www.barbabrava.com.br
    Produtos fabricados no Brasil destinados ao cuidado com este patrimônio masculino: a barba.
    Segue o insta @barbabrava
    Abraço

  2. Wesllei Diluz disse:

    olá, achei bacana as dicas. Porém tenho um problema com a minha barba. Então, eu comecei a ter barba aos 20 anos, porém o bigode e a parte de baixo do queixo sempre enchiam mais rápidos (até hoje) porém nas bochechas os fios sempre demoravam pra crescer e quando cresciam ficavam com falhas gigantescas e vergonhosas, hoje em dia as falhas já sumiram e já não tenho falhas tipo buracos, porém a barba nas bochechas não são cheias. Existe alguma forma de ganhar volume com o estímulo do crescimento de novos fios? Se houver como seria?

    • @blogdabarba disse:

      Olá Wesllei,

      Estamos buscando um dermatologista para contribuir com o nosso blog. Vamos buscar essa resposta para você, enquanto isso, sugerimos que vá ao dermato, talvez seja algo fácil de contornar e você nos conta, combinado? Talvez vc encontre a solução mais rápido que a gente. Vamos juntos! Abraço

  3. Thiago disse:

    Curti bastante o blog e o texto.

    Depois de muito procurar aqui no Brasil, conheci os produtos do http://www.sobrebarba.com.br (não sei se conhece). Enfim, achei-os caros demais pela quantidade e resultado. Tem alguma dica sobre produtos nacionais bons?

    • @blogdabarba disse:

      Olá Thiago,
      Estou começando a testar os produtos nacionais, inclusive aguardando receber alguma coisa deles. Logo logo vamos postar nossas experiências por aqui. Resta-nos torcer pra que este mercado cresça com coisas boas e tenhamos muitas opções. Abs e valeu pela dica.
      Daniel

  4. Rafael Machado disse:

    Olá Daniel, curti muito o seu blog. Estava a procura de dicas de cuidado e produtos sobre barba e achei vcs no instagram por acaso. Sou iniciante em ter uma barba (no caso um bigode á la salvador dali, um estilo) e tenho vários dúvidas de como cuidar e quais produtos usar. Este post já me deu uma ajuda. Espero ler mais sobre dicas e os produtos que vc vier a testar.
    Abs.
    Rafael M.

    • @blogdabarba disse:

      Rafael, muito obrigado pelo seu comentário! Ficamos muito felizes que você está gostando! Abraço!

  5. Demócrito Christovam da Luz Neto disse:

    Sempre tive barba, mas agora estou querendo algo mais ousado, ela mais cheia, como a sua. As dicas estão sendo muito boas… parabéns pelo blog. Realmente nota 10. Uma pergunta: hoje ela está com 1cm e meio de tamanho. Você recomendaria que fosse ao barbeiro para os acabamentos necessários, formato coerente para o meu tipo de rosto, com este tamanho ou um pouco maior? Sempre preservo os contornos do rosto e pescoço.

    • admin admin disse:

      Como vai, Demócrito?
      Primeiro, muito obrigado! Ficamos felizes que esteja gostando do blog e que os posts estejam te ajudando! Com relação a sua barba, recomendamos que vá ao barbeiro o quanto antes! Rs… Sua barba já está bem grande, e um profissional pode te ajudar a deixar tudo encaminhado para que a barba fique do jeito que deseja. Depois nos conte como foi sua visita, ok?! Feliz 2016!! Abraço.

      • Demócrito disse:

        Feliz 2016 pra vc também. Pois então… fui à 2 barbearias aqui no DF. Vendo os seus posts, verifiquei que SP é um outro planeta mesmo. Tratamento top de linha, explicação coerente com os tipos de barba para cada rosto. Pessoas além de especializadas. Isso sim é tratamento vip. As barbearias que fui são muito conceituadas, mas, estão a anos luz do atendimento de SP. Minha barba está bacana, cuidada, mas vejo que mais por mim do que por orientação. “Se la vie”… rsrsrs
        Vamos continuando com suas ótimas dicas…
        Pra vc ter idéia, nem produtos específicos para barba encontramos aqui. Tudo é pela Net. Que coisa não? Abraços, confrade. Suas fotos da viagem ficaram muito boas. Até mais.

        • blogdabarba blogdabarba disse:

          Valeu, meu caro!! Se descobrirmos alguma barbearia legal por aí, te avisamos!! Mas fique a vontade para mandar suas perguntas, pois podemos ir perguntando para os nossos amigos barbeiros daqui, blz!? Abraço!

  6. Ricardo disse:

    Parabéns pelo blog. Te acompanho a meses pelo insta mas só agora resolvi ler um artigo (o de como comer sem se sujar) e acabei achando este post muito bacana tbm.
    Uso barba a quase uns dois anos, mas só agora q estou querendo cuidar decentemente dela. Estou esperando chegar meus primeiros produtos.
    Mas enfim, queria sugerir que vc visitasse também barbearias d outras cidades (capitais no caso). Série bem legal.
    Um abraço.

  7. Fernando disse:

    Muito bom o blog, cara!
    Parabéns!!!
    Mas uma dúvida…Você sabe se é aconselhável shampoo de bebe para lavar a barba?

    • blogdabarba disse:

      Olá Fernando. Recomendamos o shampoo especial para barba mesmo, faz bastante diferença, acredite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *