Preconceito à barba? Ainda existe isso?

Por que uso barba? Por que gosto bastante, basta! E por que tem gente que se incomoda? Por que é diferente, foge um pouco ao padrão. Mas não é nada que mereça preocupação, não é nada pessoal, qualquer um se acostuma rapidamente.

daniel barba casa

Minhas idas e vindas com a tal da barba:

Pouco antes de me formar, em engenharia, eu já tinha um pé na área comercial e eu achava que um cara de negócios tinha que ter a cara limpa, feita todos os dias, impecável. Quando coloquei meus pés no mercado financeiro isso ficou ainda mais forte e cultivei por muito tempo a bobagem de que terno e gravata combinavam apenas com o rosto liso.

Há uns dois anos a barba começou a voltar timidamente, chegava e ficava por 2-3 semanas e eu a mandava embora, não passava de 0,5cm. E hoje, com cerca de 3cm e bem cuidada, ainda escuto umas besteiras, mas faz parte (risos):

– Caramba! Tá barbudo, hein?

– Náufrago!!!

– Quer uns trocados pra comprar um barbeador???

É engraçado escutar essas coisas? Sim! A idéia é relaxar e levar numa boa, pois esse tipo de brincadeira acontece em freqüência menor aos elogios. A verdade é que a barba deve agradar ao seu “usuário” e não ser algo para cavar elogios ou criar uma aparência artificialmente mais madura.

E no trabalho? Pode-se usar barba ou não?

A aceitação à barba aumentou muito, ainda não é 100%, mas isso não existe para nada, concordam?  Até mesmo a pessoa mais certinha vai ser criticada por ser assim. Tenho amigos que sempre trabalharam em ambientes conhecidos por não tolerar barba, como escritórios de advocacia, bancos de investimento. Uma das coisas bacanas em reencontrá-los em reuniões e em HappyHours é ser surpreendido por eles de barba.

Os comentários “sarristas” ainda são ouvidos nos corredores e cafés do mundo corporativo, mas o que conta mesmo é o seu trabalho. Você entrega o que você deveria? Faz o que gosta e bem feito? Então desencane de qualquer comentário sobre sua barba, afinal, você tem a chance de mudar o preconceito para algo como:

– O “barba” manda bem, conhece seu trabalho e ainda ajuda qualquer um, to pensando em deixar a barba também.

Concluindo, se você gosta do que faz no seu dia a dia, não vai ser uma barba “bem feita” que vai lhe fazer cair num abismo de descrédito. Basta que esteja bem feita que facilmente estará de acordo com o “dress code” da sua atividade.

Um abraço, um bom dia de trabalho e que sua barba seja encarada como uma boa gravata feita à mão.

Daniel

You may also like...

9 Responses

  1. Texto brilhante! Parabéns… nós barbudos vamos dominar o mundo! 🙂

    • Leandro disse:

      Ótimo texto, já fui empregado em empresas da qual deveria fazer a barba todos os dias, hoje sou dono de uma revenda de carros e não ligo que meus companheiros de trabalho usem barba, desde que, bem cuidadas.
      Abraço!

    • fodete disse:

      Isso querias tu…

  2. Pedro disse:

    Muito bom seu texto. Acabei de descobrir seu blog e vou acompanhar diariamente.

    Gostei do comentário, mas devo dizer que já fico meio cansado dessas brincadeiras. Pelo que entendi do seu texto está com barba há pouco tempo, uns dois anos mais ou menos. Aí fica tranquilo, mas eu já estou assim há quase oito e continuar ouvindo a mesma piada de pessoas que me conhecem há todo esse tempo ou que já me conheceram assim BA pelo menos uns 2 anos fixa cansativo.

    Mais ainda quando são familiares que ao me verem deixar a barba já falaram tudo isso é até hoje nas festas de família insistem em não aceitar/entender que eu gosto de barba.

    Mas foi o que disse, a barba está na minha cara para me agradar e me agrada.

    Grande abraço.

  3. Rodrigo Garcia Garini disse:

    Olá Daniel.
    Seu texto disse tudo! Estou me formando em engenharia também e trabalho como projetista mecânico, na engenharia de uma metalúrgica. Mesmo sendo um ambiente masculino (98% dos colaboradores são homens) o preconceito com barba é grande e as piadas são diárias, mas como disse, passa despercebido.
    Acompanho seu blog diariamente, sempre aprendendo como cuidar da minha barba. Logo terei uma barba de responsa assim como você…rs
    Abraço!

    • blogdabarba blogdabarba disse:

      Oi Rodrigo, tudo bem? Que bom que gostou do texto e que vem gostando do Blog! Estamos juntos contra o preconceito!! Abraço

  4. Dezidero disse:

    Gostei ! Ótimo texto ! Fico triste quando alguém da igreja critica dói mais ainda !

  5. Danilo disse:

    Nossa blog muito massa, achei seu blog depois de digitar no google:
    “Preconceito contra quem tem barba” gostei muito do conteúdo a cima vou ficar atento ao seu blog, agora falando um pouco do meu lado pessoal espero não incomodar a você dono do blogdabarba, já perdi chances de emprego por ficar de barba (discriminação por parte da(s) pessoa(s) que me entrevistavam) já fui rotulado como “Osama bin laden” e sou ainda até hoje, ou como “Muçulmano” para você ter ideia do nível de ignorância das pessoas de um colégio que eu estudei levaram esse apelido tão a sério que cheguei falsamente a ser acusado de querer explodir o colégio que eu estudei no 2º do ensino médio e de querer matar a tiros um amigo meu que por sinal ta vivo até hoje bem casado com família formada e tudo, cheguei a ser barrado por 3 novos seguranças do colégio levei esse meu amigo pra comprovar que eu não tava tentando matar ele o diretor que foi justo o cara que mandou os seguranças me barrarem viu que eu tava falando a verdade mas infelizmente de começou resolveu acreditar em duas lésbicas que não gostavam de mim por puro preconceito de aparência estética e resolveram mentir pro diretor que acreditou dizendo “que eu rondeava o colégio para instalar explosivos e que eu andava fazendo ameaças de morte a esse meu amigo pela internet, época essa do MSN ainda, depois ainda descobri que elas tinham copiado uma foto minha do orkut e fizeram o que fizeram se passando por mim e enfim se resolveu que eu falei pessoalmente com o diretor e sabe o que eu recebi na lata dele ELE DISSE QUE TAVA COM MEDO E LEMBROU DO CASO DO ASSASSINO DE REALENGO E LITERALMENTE DISSE QUE ERA IMPORTANTE PRECAVER A ESCOLA PARA QUE NÃO PUDESSE OCORRER UM OCORRIDO PARECIDO COM O DO BANDIDO DE REALENGO (LITERALMENTE SÓ FALTOU ME CHAMAR DE IRMÃO DELE ) já que pelos termos tava me comparando os feitos dele baseado na aparência dele com a minha literalmente me comparando igual ao cara tbm deixei pra lá e me mudei do colégio, e o mais interessante eu só soube dessa coisa justo por que esse meu amigo veio me dizer por telefone que tava rolando esse boato no colégio. Um vez fui chamado pra uma entrevista de emprego e o cara assim que me viu mentiu pra mim dizendo que era só pra deixar curriculum e um dia antes a própria gerente tinha me ligado me passou o email dela e me pediu meu curriculum e disse que eu fosse no dia seguinte e terminou que por não dando certo por causa desse cara mentiroso ENFIM PASSOU. Agora assim só uma sugestão eu tou vendo um vídeo seu sobre hidratar a barba >> https://www.youtube.com/watch?v=vt297ZhF2B0 <<< se puder faz vídeos de como deixar a barba com estilos diferentes como organizar a barba mais socialmente ou se você puder dicas de como se sair bem em uma entrevista de emprego mesmo tendo barba, é só sugestão ok. É osso cara não sei com outras pessoas mas comigo quando tou de barba e gosto muito de ficar de barba e bigode mermo tenho vontade de deixar a barba num tamanho ideal que me agrade, mas eu com barba os termos é mais ou menos assim:
    -Vixe morador de rua é Danilo ?
    -Vixe diz Muçulmano como vai ? vai explodir alguém hoje ?
    e mãe – Meu filho PELO AMOR DE DEUS TIRE ESSA BARBA TU TA PARECENDO AQUELES BIXO DO MATO, TA PARECENDO AQUELES HOMENS BOMBA, TA PARECENDO AQUELES USUÁRIO DE CRACK QUE FICAM TUDO ALUCINADO, PARECENDO UM MARGINAL VÁ RASPAR ISSO ASSIM VOCÊ FICA MAIS NOVO MAIS JOVEM E MELHOR DE APARÊNCIA POR QUE TU DE BARBA O PESSOAL VER SAI LOGO CORRENDO COM MEDO DE TU TENTAR FAZER ALGO DE RUIM COM O POVO DANILO. E eu só calado na minha. Vou deixar seu blog como favorito aqui no chrome faz se possível mais artigos escritos sobre barba ok gostei mermo e tou gostando do teu blog nota mil cara.

    • blogdabarba disse:

      O preconceito com barba infelizmente ainda é bastante presente na sociedade! Estamos na luta, força!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *